Como lidar com as crises?

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/09/2023 às 0:00
Notícia
X

REVERENDO HUMBERTO FERREIRA COSTA
As crises são inevitáveis. Não tem como escapar delas, mais cedo ou mais tarde elas chegam e podem acometer qualquer um, independentemente da sua religião, classe social, estrutura familiar… A Bíblia diz em Jó 5.7, “O homem nasce para as dificuldades tão certo como as fagulhas voam para cima”. Podemos afirmar que não há como passar pela vida sem enfrentar diversas e intensas dificuldades.
Porém, não podemos dizer que o enfrentamento de um problema seja uma crise. Ela surge a posteriori. Surge quando estamos lidando com uma dificuldade e não conseguimos encontrar uma resposta ou uma solução viável. Então, a crise é uma situação adversa com a qual não sabemos lidar adequadamente. Ela pode ser causada por uma ameaça, uma perda, um rompimento… Há enfrentamentos que possibilitam o surgimento de insegurança, ansiedade, medo, angústia. E, é exatamente a partir de tais sentimentos disfuncionais que a crise pode se instalar e intensificar profundamente o sofrimento e consequentemente a dor.
O que é interessante, é que a crise pode se desencadear devido a um acontecimento passado, presente ou futuro. Uma perda grave do passado, pode perturbar a vida de uma pessoa no presente. As notícias contrastantes do presente, como o diagnóstico de uma doença perigosa ou então, a descoberta de uma situação complexa com o cônjuge ou filhos, podem abalar a estrutura normal e desencadear crises profundas. Há ainda os que sofrem por situações do futuro. Muitos tem medo de morrer, de adoecer, de perder o emprego, de perder um ente querido, de ficar sozinhos, de ficar pobre...
Quero ressaltar que toda crise apresenta grandes oportunidades. Nada acontece na vida por acaso. Deus tem um plano para todas as coisas. Nós é que, muitas vezes, só conseguimos enxergar o caos. Davi, após crises intensas, declarou: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Sl 119.71). Tentemos olhar para as situações conflitantes da vida de modo mais amplo. Nas crises, Deus pode estar nos dando oportunidades maravilhosas de conhecê-lO mais e também de conhecer a nós mesmos.
Você que viveu um dilema e entrou em crise, te aconselho que aprenda a depender de Deus. É bem comum, em um momento de crise, a pessoa concentrar-se no problema para tentar resolvê-lo. É normal que as pessoas tenham uma reação voltada para encontrar uma saída o quanto antes para combater a situação indesejada. Mas, antes de tudo, veja o lado pedagógico da adversidade. Há crises que trazem ricas oportunidades de soltarmos as muletas que estávamos nos apoiando antes delas, e assim, descobrir um universo de incomparáveis oportunidades.
Foi o próprio Jesus quem disse: “… no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33). O que Jesus deixou claro nas palavras citadas, é que as crises são próprias da vida na terra. São lembranças reais da nossa humanidade frágil e do quanto necessitamos dele. Exatamente por isso, em João 15.5 ele diz: “sem mim nada podeis fazer”.
Finalizo chamando você para enfrentar os problemas da vida com um olhar assertivo e com convicção de que “… ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (Sl. 30.5b).
O reverendo Humberto é da equipe pastoral da Igreja Presbiteriana das Graças, mestre em Teologia e psicólogo.

Tags

Autor