Espíritas

Respostas da vida

A arte de viver é a mais difícil das artes.

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 01/10/2023 às 6:00
Notícia
X

UBIRAJARA EMANUEL TAVARES DE MELO


Costumo usar a expressão de que a arte de viver é a mais difícil das artes. O ser humano diariamente se defronta com situações embaraçadas e inesperadas que exigem além do bom senso um conhecimento do que seja a vida no campo religioso e legal.


Relendo um dos livros mais antigos em minha biblioteca, encontrei a fantástica obra sob o título RESPOSTAS DA VIDA, escrita por André Luiz, psicografada por Francisco Cândido Xavier e publicada pela São Paulo Editora em maio de 1975. Nesta notável obra André Luiz aprecia várias situações da vida e sugere como se deve enfrentar cada situação. Começa ensinando que temos que ter mais paciência e equilíbrio nos momentos de inquietação, o que evitará desgostos incalculáveis, abrindo a porta para o desânimo e o sofrimento.


A obra começa no seu capítulo 6 dando respostas no caminho da nossa vida, oferecendo e sugerindo atitudes, quando afirma: “Trazendo a sua consciência tranquila, nos deveres que a vida lhe deu a cumprir, você pode e deve viver a sua vida tranquila, sem qualquer necessidade de ser infeliz.” “Quando provações e dificuldades lhe pareçam aumentadas, guarde paciência e otimismo, trabalhando e servindo, na certeza de que Deus faz sempre o melhor.”


No capítulo que trata da inquietação, André Luiz nos traz, além de advertências, ensinamento, quando nos orienta: “Se a inquietação passou a dominar-lhe o caminho, pense nela como sendo um parasito a corroer-lhe a vida e trate de arrancá-la em seu próprio favor.” “Se alguma ocorrência desagradável lhe impôs aborrecimentos, passe por ela e siga à frente, em sua própria tarefa, à maneira de quem não precisa parar em viagem por haver encontrado uma pedra.” “Se o erro de alguém é a causa de sua inquietação, envie pensamentos de paz e compreensão a esse alguém sem violentar-lhe os pontos de vista, de criatura incompleta quanto você mesmo, no educandário do mundo”. “Se você receia a velhice do corpo, lembre-se de que a existência física avançada no tempo não é a noite de hoje e sim o alvorecer de amanhã.”


A obra também ensina como viver melhor na nossa conduta diária em torno dos mais diversos problemas e situações difíceis quando adverte que podemos obter a felicidade quando ensina: “Todos queremos ser felizes, viver melhor. Entretanto, ouçamos a experiência. A felicidade não é um tapete mágico. Ela nasce dos bens que você espalhe, não daqueles que se acumulam inutilmente. Tanto isso é verdade que a alegria é a única doação que você pode fazer sem possuir nenhuma. Você pode estar em dificuldade e suprimir muitas dificuldades dos outros.” “Aliste-se em qualquer serviço do bem comum. É tão importante colaborar na higiene do seu bairro ou na construção de uma escola, quanto auxiliar a uma criança necessitada ou prestar apoio a um doente.” “Procure a paz onde esteja. Viva em segurança, cooperando na segurança do outro.”

DECIDIR COMO VIVER 


É impossível atravessar uma existência inteira sem que sobrevenha as crises, mesmo porque não podemos esquecer que tivemos outras existências, nas quais assumimos débitos e nesta reencarnação tivemos outra oportunidade de melhorar nossa conduta, sendo importante lembrar que Deus nos concede a liberdade de decidir como viver.


Ainda é muito importante nos lembrarmos que Jesus pôs a humildade na categoria das virtudes que aproximam de Deus às criaturas, e o orgulho entre os vícios que as afastam.
Quem se deter ao estudo do Evangelho, verá facilmente que o egoísmo é a chaga da humanidade e reconhece-se o verdadeiro cristão pela sua transformação moral e pelos esforços que faz para vencer suas más inclinações.


Um dos principais caminhos para obter a paz e a felicidade é combater o egoísmo e praticar a caridade. Sem a caridade não há esperança nem futuro melhor, nem interesse moral que nos guie. Jesus nos ensinou que a caridade é a virtude fundamental que deve sustentar todo o edifício das virtudes terrestres, sem ela as outras não existem.
Finalmente, tudo depende das nossas decisões individuais e a escolha do caminho só depende de nós.

Ubirajara Emanuel Tavares de Melo é advogado e membro do NEIL – Núcleo Espírita Investigadores da Luz.

Tags

Autor