A Bênção do Domínio Próprio
Dom Alexandre Ximenes
O próprio Senhor marchará à tua frente. Ele estará contigo. Nunca te deixará. Jamais te abandonará. Não tenhas medo nem te apavores. Deuteronômio 31:18
Domínio próprio significa auto-controle! É o poder de dizer não aos seus próprios impulsos quando não são bons!
Em um mundo de excessos, a Bíblia lista o domínio próprio como um dos frutos de uma vida orientada pelo espírito santo. O domínio próprio afeta várias áreas da nossa vida!!
1-Domínio da língua!
Geralmente quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas, quem controla a língua é sensato(aa)! provérbios 10:19! A bíblia diz que a língua é muito perigosa!
difícil de dominar, ela causa muitos problemas.
O domínio próprio ajuda a ter sabedoria para manter a boca fechada quando você deseja dizer algo que não devia. Muitas brigas, contendas, rupturas, podem ser evitadas com um pouco de domínio da língua!
2-Domínio dos desejos!
A vontade de deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.
Cada um saiba controlar o seu próprio corpo, de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão dos desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a deus!!i tessalonicenses 4: 3-5.
Não somos animais irracionais! com a ajuda de Deus, podemos dominar nossos desejos sexuais. ele nos ajuda a escolher o caminho correto e a encontrar alegria no casamento de maneira saudável. O domínio próprio evita a destruição dos nossos corpos e de nossos relacionamentos!
3-Domínio da ira!
“Quando vocês ficarem irados, não pequem! Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha e não deem lugar ao diabo”! (efésios 4: 26-27.
Dominar a ira é difícil. a ira é um sentimento poderoso, mas com a ajuda de Deus, você pode aprender a controlá-la. O domínio da ira, impede cometermos muitos erros e ajuda a trazer a reconciliação!
4-Domínio do apetite
Não ande com os que se embriagam, se encharcam com álcool, nem com os que são glutões. Pois eles e os bêbados se empobrecerão, e, a sonolência os vestirá de trapos. (provérbios 23:20-21)
Desfrutar de uma boa comida não é errado, mas, a falta de limites no comer e beber é!
A embriaguez e a glutonaria destróem o corpo, mas, o domínio próprio ajuda a mantê-lo saudável.
O domínio do apetite é desfrutar dos alimentos mantendo a moderação ore a Deus e comece a exercitar-se não olhe para os outros, comece na sua própria vida!!
meu carinhoso abraço
Dom Alexandre Ximenes é bispo emérito da Catedral Da Reconciliação da Igreja Episcopal Carismática.