Próximo destino: uma jornada de fé e transformação em busca da paz

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 29/10/2023 às 0:00
Notícia
X

GILBERTO GOMES BARBOSA

A transformação, quando vem de dentro para fora, se torna uma grande obra de arte da vida. Isso porque, diante das fases que superamos, tudo depende da interpretação que a gente subentende. Da mesma forma, com o cristianismo, passamos a enxergar a transformação como um amadurecimento da fé, do ato de crer naquilo que não se vê, porque é através das lentes da alma que conseguimos identificar medos, frustrações, desafios, o olhar de desespero, incerteza, mas também o da esperança. Essa renovação das lentes está descrito em Romanos 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, mas o que estamos fazendo diariamente para abrir as portas para os propósitos dEle?

Durante essa retomada de organização de eventos internacionais, aos quais a Obra de Maria tem se envolvido com amplitude e engajamento da espiritualidade mariana, pude perceber a dimensão da transformação que geramos na vida de pessoas em 42 países, sendo 24 deles na África, local onde a esperança ainda consegue entrar por pequenas brechas. Encarar duras jornadas em prol da evangelização e da promoção da fé através de diversas vertentes, como a música ou a educação, é um desafio que só quem crê, consegue entender de onde eu, as autoridades, os missionários e os voluntários conseguimos tirar forças. É com imenso prazer que vejo nossa participação significativa para que esses eventos aconteçam, uma vez que as contribuições vão além do fator espiritual, alcançando também o social, que precisa de tanta atenção.

Um exemplo de união em prol do bem maior acontecerá durante o Congresso Internacional Mariano, que reúne devotos de Nossa Senhora de todo o mundo, celebrando o amor da mãe de Deus, que estende seu amor para todos nós e com quem aprendemos sobre carisma, valores e solidariedade. Esse intercâmbio de gerações imersas na fé, nos leva a refletir sobre a possibilidade de uma atmosfera de respeito em meio a tantas adversidades que o mundo vem enfrentando sem precedentes.

Pouco depois, em novembro, estaremos imersos em outra oportunidade significativa para reforçar essa reflexão. A formação Charis vem com uma programação rica de conhecimento, com palestras e workshops sobre temas relacionados ao avivamento da Renovação Carismática Católica e do desenvolvimento pessoal. No evento, também estaremos desfrutando da presença da maior autoridade da nossa religião, o Papa Francisco, que se junta a todos para ouvir o entoar inédito de canções de grandes artistas da música clássica, interpretado por jovens músicos brasileiros, italianos, ucranianos e russos, para além das fronteiras.

Romper fronteiras, inclusive, tem sido atitude constante do cotidiano da nossa comunidade desde os primeiros anos de fundação, quando nós e os primeiros missionários, partimos para ser catalisadores de esperança e resiliência. Hoje em dia, com uma estrutura cada dia mais vigorosa, conseguimos realizar sonhos, proporcionar experiências inesquecíveis, mergulhos e conexões culturais e espirituais. Através das peregrinações, do turismo religioso a locais sagrados, as pessoas conseguem visualizar possibilidades de ampliar seu conceito de fé não só no intuito de se reconectar, mas também de contribuir no crescimento dos outros. Essa é a verdadeira transformação que precisamos.

Gilberto Gomes Barbosa, fundador da Comunidade Católica Obra de Maria.

 

Tags

Autor