Tenha certeza absoluta

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 29/10/2023 às 0:00
Notícia
X

REVERENDO MIGUEL COX

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,
para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Para onde você irá depois de morrer? A maioria das pessoas dizem não saber e que isso é com Deus. Outras almejam um bom lugar, caso mereçam, a critério de Deus. Dependendo da religião que professam, cada um carrega em si uma doutrinação específica, mas, no geral parece que certeza absoluta não é pauta comum. Gostaria de sugerir, neste pequeno artigo, que há um caminho firme e seguro no qual podemos saber o nosso destino pós-morte. Quando viajamos compramos passagem com destino definido, assim também podemos e devemos saber qual será a nossa parada final, onde estaremos após o nosso último suspiro aqui.
Grande parcela da população que crê em Deus tem resposta pronta: só Deus sabe! Porque não se acha capaz de tomar esta decisão por si só, e, conscientes de seus erros, sabem que não merecem o melhor lugar. Consequentemente, nunca têm uma definição certa, na ponta da língua. Apresento, portanto, duas afirmações para ajudar nessa questão: 1) Deus já tomou a decisão dele e a colocou nas suas mãos; 2) A resposta deve ser sua e não de Deus, portanto, você é que vai decidir para onde deseja ir. Então, vamos juntos escolher a melhor decisão?
O texto bíblico acima já traz a resposta. Primeiro, Deus nos amou e continua nos amando, e a sua providência foi baseada nesse amor gigantesco, incondicional de Deus por nós. Segundo, ele nos doou o seu Filho Único, porque era a única maneira de nos arrancar das garras da morte. Essa sua doação revela a imensidão do amor de Deus por nós. Terceiro, ele deseja que creiamos, exige que coloquemos sobre Jesus Cristo toda a credibilidade no seu sacrifício por nós a fim de que tenhamos a vida eterna. Perceba que o próprio Deus está nos dando a passagem gratuita para o céu, basta recebe-la.
Alguém pode dizer: mas, assim é muito fácil! E tem de ser fácil mesmo, do contrário, jamais chegaríamos lá. Mas, garanto, não foi fácil para Deus nem para Jesus Cristo. Deus trocou Jesus por nós, isso mesmo, aquela cruz e o sacrifício era para ter sido pago por nós, e, mesmo assim, ainda não seria suficiente. Não se purifica o mal com o mal. Quero dizer, nós, pecadores, nem com a nossa vida e sacrifício poderíamos obter o perdão divino ainda que fosse por apenas um só pecado. Jesus, então, santo, justo e sem pecado, se ofereceu em nosso lugar, e isso não foi fácil. O preço era tão alto que era impagável. Deus não facilitou o pagamento para nós, ele o quitou totalmente, ele assumiu os nossos pecados, tomou para si as nossas iniquidades, porque absolutamente nada poderíamos ter feito em favor da nossa própria salvação.
Agora, entendendo que foi Deus quem pagou a nossa passagem, resta-nos obtê-la. Aí entra a nossa confiança total em Cristo. Veja o que Ele mesmo diz: “Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (João 3:17,18). Percebemos, nesta afirmativa de Jesus, que o propósito de sua vinda e sacrifício foi para que o mundo fosse salvo por ele e que aquele que nele crê não será julgado, porque já foi perdoado por completo. Não se cobra dívida de quem não tem dívida.

Em outras ocasiões Jesus Cristo mesmo nos garante que podemos ter certeza absoluta sobre o nosso destino após a nossa morte. Observemos o que Ele diz: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (João 3:36). “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (João 5:24). “Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna” (João 6:47). Quando perguntaram a Jesus: “o que faremos para realizar as obras de Deus? Respondeu-lhes Jesus: a obra de Deus é esta: que creiais naquele que por ele foi enviado” (João 6:28, 29). Há várias outras passagens nas quais Jesus afirma que temos, no tempo verbal presente do indicativo: já temos a vida eterna quando crermos nele.
Sugiro ao leitor que confira em sua Bíblia, no evangelho de João, esses textos acima e, inclusive aproveite para ler o capítulo. Garanto que será esclarecedor. A certeza não parte de nós, mas de Deus para nós. Ele é quem afirma que temos garantido um lugar ao seu lado após a morte ao crermos em Jesus Cristo.

Rev. Miguel Cox é pastor evangélico e mestre em Teologia

Tags

Autor