O Apóstolo Pedro e os Cinco Mísseis
ONILDA PORTELLA PEIXOTO
Na epístola de Mateus 26.38, Jesus diz para Pedro e os dois filhos de Zebedeu: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo”.
Pedro cai cinco degraus na vida espiritual. A queda dele não foi de um único lance, mas de degrau em degrau. Pedro era uma pessoa simples e transparente, não dissimulava seu comportamento; mas era agressivo, impaciente e impulsivo. Vejamos como se deu sua queda:
Preguiça – é o 1º degrau que Pedro cai. Quando Jesus voltou da oração, conforme versículo acima, Pedro e os outros dois companheiros estavam dormindo. Falta de vigilância espiritual.
Precipitação - Pedro cai outro degrau. Ele agia antes de pensar. João 18.10 diz que Pedro, num ímpeto de indignação, corta a orelha do servo de Malco.
Penetra - Quando Jesus estava para ser preso, Pedro, com medo, entrou de penetra e misturou-se com os inimigos de Jesus, seguindo Jesus de longe. Ele subestimou a ação do inimigo. Colocou exagerada confiança no seu “eu”.
Pânico súbito - Pedro nega conhecer Jesus. Negou três vezes, jurou, praguejou. O medo acovardou Pedro.
Participante – O medo fez ele misturar-se com as festanças do mundo.
Mas, quando Pedro cai do último degrau, cai nos braços de Jesus e começa a subir os degraus porque é atingido por cinco fortes mísseis. São eles:
Perdão – Jesus atinge Pedro com um míssil de grande poder - o do Perdão. Pedro volta a pescar. Pedro olha e vê, na praia, Jesus e o fogo. Jesus diz: “Pedro tu me amas?” O míssil do perdão atinge o coração de Pedro quando Jesus, por três vezes, pergunta: “Pedro tu me amas?” Anula assim, a negação de Pedro. Três vezes Pedro negou, três vezes Jesus perguntou.
Pregador – O próximo míssil transforma Pedro num grande pregador. Foram três mil pessoas convertidas com sua pregação no dia do Pentecostes.
Piedoso- Pedro é atingido pelo míssil da piedade. Pedro transforma-se em um homem piedoso. Antes da sua transformação cortou a orelha de Malco; agora ele parte para curar. Realizou várias curas, inclusive a de Eneias, o paralítico.
Pescador- de pescador de peixe Pedro agora é pescador de homens. O míssil da bondade atinge ele, inclusive na prisão. Pessoas são transformadas pela pregação de Pedro.
Pastor – Por fim, Pedro transformou-se em líder, pastoreando os onze discípulos. Jesus perguntou a Pedro “Tu me amas? Ele disse a Pedro em João 21.16: “Pastoreia as minhas ovelhas”.
Que cada cristão aprenda com o Apóstolo Pedro a estar sempre subindo na vida espiritual, perdoando e sendo perdoado e pescando almas para Cristo.
Deus seja louvado.
Onilda Portella Peixoto é bacharel em Direito e em Teologia