De onde me virá o socorro?

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 26/11/2023 às 0:00
Notícia
X

REVERENDO HUMBERTO

FERREIRA COSTA


O Salmo 121 é, sem dúvida, um lindo "cântico de romagem" ou "cânticos dos peregrinos". Ele era cantado quando o povo de Deus saia dos seus lugarejos e se dirigia a Jerusalém para adoração no templo. No decurso da peregrinação, o povo podia enfrentar várias adversidades, como por exemplo, assaltos, ataques de animais selvagens, doenças e até a morte. O fato é que eles, de alguma forma, estavam suscetíveis a passar por problemas profundos e difíceis de serem superados. Como eles, somos peregrinos na terra. Estamos sujeitos a passar por vários acometimentos.
Os nossos enfrentamentos podem passar por doenças, crises na família, dificuldades econômicas, abandono, desprezo… Devemos estar atentos ao que Jesus nos ensinou: “no mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33). Ao observarmos o contexto do Salmo 121 percebemos que, o salmista contempla os montes e pergunta: "de onde me virá o socorro?" Ele próprio responde: "o meu socorro vem do Senhor que criou o céu e a terra”. Ele sabe que a solução não está em nada que possui. Não está na multidão que caminha com ele. Não está nas armas e nem na habilidade dos homens. O seu socorro está no Senhor. Vejam a ênfase no Deus que fez os céus e a terra. Esta é a compreensão de alguém que sabe do domínio de Deus. De alguém que sabe que Deus é o comandante e o dono absoluto de todas as coisas.
A partir da percepção de Deus, o salmista expressa fé ao dizer: "Ele não permitirá que os teus pés vacilem". Ele diz que Deus está acordado, não dorme. Ele fala de Deus como "uma sombra" para mostrar que Deus não abandona o seu povo e usa as expressões "sol e lua" para apontar para o cuidado ininterrupto de Deus. Isto quer dizer que, de dia e de noite Deus está conosco. Ele não nos abandonará. Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mateus 28.20). Que fiel guarda é o Senhor, o Todo-Poderoso! Nele, nós podemos confiar.
O salmista declara que Deus o guardará de todo o mal e, além disso, guardará a sua alma. Ele o guardará do mal maior que é, a perda da alma. Nós somos o povo de Deus. Não estamos soltos aos acasos do caminho. O Deus de Israel está conosco e está contando a nossa história. Assim, sabemos que nada nos acontecerá sem a permissão desse Deus maravilhoso. Ele prometeu a Si próprio que nos conduziria até o fim. É neste sentido que Davi diz no Salmo 23.1: "O Senhor é o meu Pastor e nada nos faltará…”. Na estrada da vida, não podemos colocar os olhos nas circunstâncias, devemos enfrentá-las. Os nossos olhos precisam estar postos em Deus. É o olhar em Deus que mantém alinhado o nosso coração à vontade d'Ele e, assim, somos mantidos firmes e de pé.
Quero encerrar essa reflexão mencionando a letra de um Hino antigo (163 HNC) "As tuas mãos dirigem meu destino; Acasos para mim não haverá. O grande Pai vigia o meu caminho… E sem motivo não me afligirá. Eu tenho em seu poder constante apóio, Forte é seu braço, imenso o seu amor; E em breve, entrando na cidade eterna… Eu louvarei meu guia e Salvador”. De onde virá o teu socorro? Contemple os montes, mais saiba que o seu socorro vem do Senhor, o Criador dos céus e da terra…
Humberto Ferreira Costa - Pastor Presbiteriano desde 1999. Graduou-se em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP; Psicólogo; MDiv pelo Andrew Jumper - Mackenzie-SP.

Tags

Autor