Igreja do Evangelho Quadrangular – centenário mundial

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 07/01/2024 às 0:00
Notícia
X

JAIRO RODRIGUES DE FREITAS

O ano de 2023 é motivo de celebração para a Igreja do Evangelho Quadrangular, pois marca o centenário mundial de sua fundação. A igreja foi estabelecida em 1923, com a inauguração de sua sede internacional, o Angelus Temple, em Los Angeles, Califórnia, pela evangelista norte-americana Aimée Semple McPherson, conhecida como “Irmã Aimée”.

Nos primeiros meses de existência, sete mil pessoas se converteram a Cristo. Logo depois, o Instituto de Treinamento Evangelístico e Missionário e uma sala de oração foram inaugurados. Pioneira no uso das mídias para falar de Jesus, Aimée inaugurou, em abril de 1924, a Rádio KFSG, a primeira dos Estados Unidos associada a uma igreja, fazendo história ao se tornar a primeira mulher a pregar um sermão pelas ondas do rádio.

Visando expandir-se ainda mais e alcançar comunidades em todo o mundo, a Igreja do Evangelho Quadrangular formou, em 1948, a Fraternidade Pentecostal da América do Norte, em uma aliança com a Assembleia de Deus e outras denominações evangélicas.

No Brasil, a igreja foi fundada em 1951, pelo missionário norte-americano Harold Edwin Williams, com a colaboração do missionário peruano Jesus Hermírio Vasquez Ramos. A obra começou em uma casa em Poços de Caldas, Minas Gerais, com uma escola de inglês, mudando-se posteriormente para São João da Boa Vista, no Estado de São Paulo, onde os fundadores construíram o primeiro templo da denominação no Brasil, inaugurado em 1955.

No ano de 1962, sob a liderança do Pastor George Russell Faulkner, foi estabelecida a meta de levar a mensagem do Evangelho a todas as capitais e, posteriormente, a outros municípios brasileiros. Os anos seguintes foram marcadas pelo evangelismo dinâmico e construção de grandes templos.

Em Pernambuco, a Igreja do Evangelho Quadrangular teve seu início em 1969, sob a liderança do pastor Antônio Genaro de Oliveira, em um contexto desafiador de forte influência de outra religião no Estado.

Esse período representou um desafio significativo para o pastor Antônio de Oliveira, que começou sua missão pregando em praças, ruas e terrenos baldios. Apesar das adversidades, enfrentando perseguições e até mesmo prisão, ele perseverou na concretização da obra divina, resultando na fundação da denominação, cujos impactos reverberam até os dias atuais. Subsequentemente, vários outros líderes sucederam o trabalho em Pernambuco, dando continuidade à obra iniciada por Antônio de Oliveira. Em 2009, o reverendo Sérgio Santos assumiu a presidência estadual da Quadrangular, expandindo o trabalho de 48 para 150 igrejas.

Atualmente, existem Igrejas Quadrangulares em mais de 150 países. No Brasil, são mais de 18 mil igrejas e 40 mil células, com mais de 40 mil pastores levando os ensinamentos de Jesus a três milhões de fiéis. O presidente nacional da Igreja do Evangelho Quadrangular é o reverendo Mário de Oliveira. Já em Pernambuco, a denominação é liderada pelo reverendo Sérgio Santos, tendo como vice-presidente o reverendo Everaldo Heleno.

O termo “Evangelho Quadrangular” reflete equilíbrio por todos os lados, estabilidade e resistência. Essa confiança no poder do Evangelho é expressa em Hebreus 13:8, que proclama: “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e será eternamente”. O lema da denominação representa os quatro pilares do ministério de Jesus na terra: “Jesus Cristo salva, cura, batiza com Espírito Santo e em breve voltará”.

Aos 100 anos de existência, a Igreja do Evangelho Quadrangular continua a ser uma fonte de bênçãos para nossa comunidade, e, de acordo com sua visão estratégica, seguirá anunciando Jesus Cristo, o Filho de Deus, como Salvador, Batizador com o Espírito Santo, Médico dos médicos e o Rei que há de vir.

Parabéns à liderança e a todos os membros e congregados da Igreja do Evangelho Quadrangular pelo seu centenário mundial.

Jairo Rodrigues de Freitas é professor universitário, oficial da PMPE, historiador, escritor, pesquisador, palestrante, poeta, cordelista e membro da Assembleia de Deus. E-mail: [email protected]

Tags

Autor