Entregando a Ansiedade!
Pessoas ansiosas, em geral, tendem a ser controladoras e o que mais as angustia é a sensação de não ter controle sobre determinadas situações

REVERENDO RODOLFO CARNEIRO
Se há uma emoção que tem dominado muitas pessoas nos dias de hoje, essa emoção é a ansiedade!
Provavelmente, você já sabe um pouco sobre o que é ansiedade. Talvez já tenha conhecimento de que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, o que representa cerca de 9,3% da população.
É possível que você também conheça os principais sintomas físicos da ansiedade, como: Tremores; falta de ar ou respiração ofegante; suor excessivo, calafrios ou ondas de calor; formigamento ou dormência nos braços ou pernas; tensão muscular; boca seca; Irritabilidade ou agitação e dificuldade para dormir. Sem falar nos sintomas psicológicos mais comuns, que são: Medo de perder o controle ou de morrer; sensação de que algo ruim vai acontecer; pensamentos acelerados e descontrolados; nervosismo constante; medo de ser avaliado negativamente e preocupação excessiva.
Não me surpreenderia se você já soubesse que pessoas ansiosas, em geral, tendem a ser controladoras. O que mais as angustia é a sensação de não ter controle sobre determinadas situações.
Os psicólogos costumam brincar dizendo que a ansiedade é a "doença do 'E se' e do 'Será'". Afinal,
pessoas ansiosas vivem com pensamentos como:
"E se o avião cair?"; "Será que vai dar certo?"; "E se ele não me quiser mais?"; "Será que serei demitido?" Sempre projetando o futuro de forma negativa.
Mas o que talvez você ainda não saiba é que a Bíblia nos orienta sobre como lidar com a ansiedade. Quero compartilhar com você três versículos que nos trazem ensinamentos preciosos sobre essa emoção.
1. Salmo 94:19 - "Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma."
2. Filipenses 4:6-7 - "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus."
3. Mateus 6:34 (Sermão do Monte) - "Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal."
Esses três versículos nos ensinam formas valiosas de enfrentar a ansiedade:
1.Deus sabe de tudo o que acontece conosco e tem prazer em aliviar a nossa alma.
Você não está só no enfrentamento das suas lutas do dia a dia. Ele tem cuidado de você. Ele trocará sua ansiedade por uma paz que vai além da compreensão humana!
2.A oração é um presente espiritual que devemos aprender a usar.
Toda vez que a Ansiedade bater na porta do seu coração, converse com o Senhor. Ele irá te responder e orientar sobre o que fazer.
3.Aprenda a viver um dia de cada vez!
Não deixe a preocupação fazer você se estressar com algo que nem aconteceu ainda e que você nem sabe se acontecerá. O mesmo Deus que cuida de você hoje, cuidará amanhã!
Dessa forma, a Bíblia nos convida a lidar com a ansiedade de um jeito especial: Entregando-a ao Senhor!
Reverendo Rodolfo Carneiro é pastor da Igreja Episcopal Carismática- Catedral da Reconciliação