A Arquidiocese de Olinda e Recife celebrou no o Corpus Christi na última quinta-feira (8), com uma programação carregada de significado: celebração eucarística às 10 horas na igreja Madre de Deus e depois procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do centro do Recife, até a igreja do Santíssimo Sacramento, no bairro de Santo Antônio, onde aconteceu a bênção do Santíssimo. Dom Fernando presidiu a celebração e acompanhou o Santíssimo em carro aberto. "É um momento oportuno para nós revivermos a graça que foi para todos nós o 18º Congresso Eucarístico Nacional", disse o arcebispo. E acrescentou: "Vamos fazer uma festa bonita dedicada a Jesus Cristo que, sob a forma de pão e de vinho, nos alimenta a cada vez que participamos da santa missa". Cerca de 100 sacerdotes participaram da festa na Madre de Deus e da procissão. Mais de 200 leigos que são ministros da Sagrada Comunhão, todos de bata litúrgica branca, estiveram presentes acompanhando a procissão. A Solenidade em honra ao Corpo do Senhor – “Corpus Chisti” – foi instituída, oficialmente, no ano de 1264 pelo Papa Urbano IV.
Tapete Gigante
Neste ano, a Paróquia de Santo Amaro- em Jaboatão dos Guararapes, confeccionou o tapete de Corpus Christi em TODA A LADEIRA de Santo Amaro, iniciando em frente à igreja matriz e terminando nas proximidades da Praça Pe. Chromácio Leão. Estima-se que cerca de 350 pessoas estarão envolvidas na confecção do tapete: os 35 grupos da paróquia (entre pastorais e movimentos da igreja) e famílias que moram no local. Até o prefeito e sua esposa foram convidados a participar, confeccionando a bandeira do município de Jaboatão dos Guararapes. Várias paróquias das cidades pernambucanas também capricharam nos tapetes.
Interrupção do trânsito
O trânsito na via será interrompido na tarde da quarta-feira (7) para que os trabalhos iniciem às 20h30, logo após celebração da missa de envio. Terminado o tapete, nas primeiras horas da manhã da quinta-feira (8), a matriz de Santo Amaro ficará aberta para visitação e adoração ao Santíssimo, aguardando os fiéis para a celebração de Corpus Christi à noite quando, finalmente, o Santíssimo Sacramento passará sobre o tapete preparado em sua honra.
Doutrina dos Espíritos
O Centro Espírita “Caminhando Para Jesus” promove palestra dia 17 próximo com o professor Severino Celestino, estudioso da Doutrina dos Espíritos, pesquisador das traduções da Bíblia e autor de vários livros. O evento será nas comemorações dos 72 anos do Centro Espírita Caminhando Para Jess, no dia 21 de junho.
Jesus ensina a orar
E aconteceu que, estando ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos. E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano; E perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve, e não nos conduzas à tentação, mas livra-nos do mal. Lucas 11:1-4
Corpus Christi começam na Canção Nova
No Santuário do Pai das Misericórdias pela manhã, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), a celebração do Corpus Cristi foi a partir das 8h, com a missa, presidida pelo padre Márcio Prado, e a participação do Coral Canção Nova. Em seguida, procissão sobre o tapete, do Santuário até o Rincão do Meu Senhor, onde os fiéis receberão a bênção do Santíssimo Sacramento. O tema para esse dia de oração na Canção Nova foi “O Sacrifício de Cristo para nossa Salvação” (São João Paulo II).
- Reunião pública da FEP
Hoje (11), das 16h às 17h, a Federação Espírita Pernambucana (FEP) promove reunião pública doutrinária. O tema "Fora da caridade não há salvação" será apresentado por João Paulo Ferreira, do Núcleo Espírita Assistencial de Arcoverde (NEASA). Com interpretação em Libras, a programação também poderá ser acompanhada pelas redes sociais da FEP (YouTube e Facebook).
Travessia mais segura
Semáforos sonoros do Recife facilitam a vida dos pedestres que têm deficiência visual. A estratégia torna a travessia mais segura. Os alunos do Instituto dos Cegos, da Santa Casa de Misericórdia, que pertence à Arquidiocese de Olinda e Recife, já tiverem esta experiência.