Promessa de altos rendimentos

Publicado em 29/11/2020 às 2:00
LEO MOTTA/JC IMAGEM
Foto: Leo Motta/JC Imagem Data: 21-3-2019 Assunto: ECONOMIA - Luiz Fernando Araujo (Diretor da FINACAP) Palavra chave: Economia - Diretor - Executivo - ## - FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM
Leitura:

Com mais de 20 anos atuando profissionalmente na área de investimentos, Luiz Fernando Araújo, diretor da gestora pernambucana Finacap, diz que já teve a oportunidade de vivenciar vários momentos em que a queda na remuneração dos fundos DI levaram as pessoas a procurarem alternativas de investimento que consigam entregar a rentabilidade mínima de 1% ao mês, aquela que nos acostumamos nas décadas de 90 e 2000.

Ele lembra os casos de Boi Gordo, Avestruz Master e Telexfree. Promessas de alto retorno no curto prazo que atraíram grande quantidade de investidores insatisfeitos com a queda na rentabilidade das aplicações bancárias de baixo risco. Infelizmente a história sempre se repete, com grandes perdas para os que se iludem com os falsos profetas da prosperidade.

Mesmo o mercado de ações, que representa excelente alternativa de acumulação de patrimônio no longo prazo, adverte Luiz Fernando, é ambiente propício para a atuação dos vendedores de ilusão. Operados por investidores inexperientes, com orientação de instrutores inescrupulosos, estas ferramentas são verdadeiras armas de destruição em massa de riqueza financeira.

Ele faz uma comparação criativa: Montar uma carteira de investimento não é simples, como não é simples executar uma cirurgia cardíaca ou elaborar uma defesa jurídica em um processo judicial. "Neste aspecto nossa atividade de consultoria financeira é parecida com a do técnico de futebol. Todo mundo parece entender profundamente do assunto e a quantidade de informação online disponibilizada pelos 'experts' faz com que grande parte do tempo dos profissionais seja dedicado a esta guerra de comunicação diária."

Ele diz, no entanto, que dificilmente consegue convencer a maior parte das pessoas que seus sonhos de enriquecimento rápido não se tornarão realidade. "É importante um profissional experiente que consiga lhe ajudar na aquisição de uma carteira diversificada de ações". Se informe.

Comentários

Últimas notícias