O ensino tem sofrido mudanças no Brasil para se adaptar à realidade imposta pela Covid-19. Para que essas transformações sejam mais confortáveis para os envolvidos, é preciso inovar também nos processos seletivos. É o que tem feito a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que está com inscrições abertas para o Vestibular 2020.2 até a próxima quarta, dia 15.
O presidente da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), Leonel Morais, explica que a Unicap suspendeu as provas presenciais para resguardar os candidatos de possíveis riscos de contaminação. “Nosso vestibular vai ser voltado para todos os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio entre 2009 e 2019. Quem pretende concorrer às vagas de Medicina pode usar a nota dos exames de 2018 e 2019”, diz.
Estudante do 1º período de Engenharia da Complexidade, Adriano Padilha, 19 anos, comenta que, apesar de ter participado do vestibular presencial, o novo modelo adotado pela Unicap não deve afetar os novos alunos. “Na época, fiz a inscrição no site, depois a prova presencial e, quando passei, a matrícula. Acredito que essa fluidez não será afetada pelo momento que estamos passando, porque as aulas do primeiro semestre não foram”, analisa o aluno.
>> Pós-graduação da Unicap está com inscrições abertas
Segundo Adriano, não houve dificuldade durante as aulas no primeiro semestre. “A transição do presencial para o remoto foi rápida de ser feita, porque a gente já estava acostumado com a tecnologia, que é comum aqui no curso”.
A Unicap oferece 1.696 vagas em 37 graduações. Para se candidatar, basta acessar a página vestibular.unicap.br. O resultado sai até 23/07. “Na nossa homepage, o candidato vai encontrar o edital, o manual do candidato, o quadro de vagas, o preço e os detalhes sobre todos os cursos”, explica Morais.
Bolsas
O Vestibular 2020.2 da Unicap também traz outra novidade: das 1.696 vagas, 300 serão destinadas a estudantes baixa renda em primeira graduação, que ganharão bolsas de 50% ou 100%. Os candidatos devem sinalizar o interesse pela bolsa no momento da inscrição. “Se o estudante tem renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio, pode concorrer a uma bolsa de 100%. Se for entre 1 salário mínimo e meio e 3 salários mínimos, esse estudante fará jus a uma bolsa de 50%”, explica Leonel Morais.
Comentários