Patrocinada

Vestibular Unicap abre inscrições

Candidatos podem se inscrever para seleção totalmente remota até 23/12 ou usar notas do Enem. Ao todo, Católica oferece 4.508 vagas

JC360
Cadastrado por
JC360
Publicado em 01/12/2020 às 7:30
LUISI MARQUES/JC360
Objetivo da Unicap com vestibular remoto é garantir segurança dos candidatos e funcionários, diz Leonel Morais - FOTO: LUISI MARQUES/JC360

O ensino no Brasil ainda sofre os impactos causados pela covid-19. Pensando em minimizar as consequências da doença, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) mais uma vez inovou e abriu inscrições para seu Vestibular 2021.1, em um processo seletivo totalmente remoto e que segue até 23 de dezembro, no site unicap.br.

"A Unicap, sensível às questões impostas pela pandemia e à recomendação das autoridades sanitárias, concluiu por oferecer ao estudante a possibilidade de fazer o vestibular de forma remota para evitar aglomerações. Assim, a gente pode fazer o processo de forma segura, para minimizar os riscos de contágio", afirma o presidente da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), Leonel Morais.

>> Unicap celebra 50 anos da graduação de Engenharia Civil

>> Unicap valoriza Enem em vestibular sem prova presencial

Para concorrer às 4.508 vagas disponíveis, o interessado pode se inscrever na prova remota, marcada para 10 de janeiro de 2021, ou buscar a seleção com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O ano das notas varia dependendo da graduação escolhida. Para 50 cursos, serão aceitas as médias do Enem de 2009 a 2019, incluindo Direito, licenciaturas, bacharelados e a maioria das graduações de Saúde. Quem optar pelo curso de Medicina poderá usar apenas as notas do exame de 2018 ou 2019. Os 200 primeiros classificados, que serão conhecidos até 5 de janeiro de 2021, serão submetidos a uma prova presencial de redação, a ser feita também em 10/01.

Já na seleção para o curso de Engenharia da Complexidade, o candidato poderá escolher sua nota mais alta do Enem entre 2015 a 2019. O interessado também poderá optar pela prova remota, marcada para a mesma data da seleção de Medicina. Até 15 de janeiro de 2021, serão divulgados os nomes dos 50 selecionados que passarão por uma entrevista remota classificatória, realizada em fevereiro de 2021.

Estudante do 1º período de Administração, Danieli Larissa, 21 anos, diz que não sentiu dificuldades ao participar do vestibular 2020.2, o primeiro feito de forma remota pela Unicap. "Para mim, foi muito melhor, uma vez que todo o processo foi conduzido remotamente, utilizando apenas as notas do Enem. Como tive um filho recentemente, facilitou utilizar o resultado de provas que eu já tinha feito para concorrer à vaga", explica.

>> Unicap e UPE promovem intercâmbio dentro do Estado

>> Parceria entre Unicap e Icam revigora ensino superior

Segundo ela, apesar de não ter tanta intimidade com a tecnologia, se adaptou rapidamente às aulas remotas na Unicap por causa do constante suporte oferecido. "Os professores definiram duas formas de aula: síncronas, que ocorrem em tempo real, e assíncronas, que são as atividades que não necessitam dos docentes. A Católica criou um manual para explicar como é feito o acesso e foi muito bom porque tinha todo o passo a passo", relembra.

Morais avalia que, diante do atual contexto, as aulas remotas têm sido a melhor alternativa para que os estudantes não perdessem o ano letivo, concluindo os cursos dentro do previsto. As aulas do próximo semestre devem ser definidas de acordo com as determinações das autoridades de saúde e do Governo de Estado. "Estamos esperançosos com a chegada da vacina, porque vamos avaliar se há condições de iniciar o período letivo com aulas presenciais, porque este é o nosso desejo", salienta.

EAD

O processo seletivo deste ano conta com mais uma novidade: 600 vagas oferecidas para licenciaturas na modalidade Educação a Distância (EAD) nos polos do Recife, João Pessoa (PB) e Aracoiaba (CE). Essa disponibilidade contempla também os estudantes que querem iniciar uma graduação, mas não têm a possibilidade de se encaixar no modelo presencial.

"Neste período, estamos oferecendo uma maior quantidade porque estamos abrindo vagas para as licenciaturas nesses três polos. A universidade trabalha num modelo de aula presencial, mas nossa Pró-Reitoria Acadêmica, junto com a Unicap Digital, criou a possibilidade de oferecer esses cursos a distância", explica o presidente da comissão.

Comentários

Últimas notícias