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Ceneged-PE aposta em proximidade entre equipes para sucesso no GPTW

Mais uma vez no ranking da premiação, resultado da Ceneged-PE se baseia em capacitações regulares, comunicação clara e valorização da equipe

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Publicado em 02/12/2020 às 7:00
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Presidente da Ceneged, Renato Felipe prioriza o relacionamento entre líderes e colaboradores na gestão - FOTO: Divulgação

Consolidar uma cultura organizacional baseada em estruturas de gestão que aproximem mais seus colaboradores tem transformado a Ceneged-PE, empresa de prestação de serviços no setor elétrico, em uma verdadeira família. Fundada há 15 anos no Ceará e presente atualmente em dez estados brasileiros, a companhia - pela quinta vez consecutiva presente no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar certificadas, da consultoria Great Place to Work Pernambuco (GPTW PE) - tem acumulado várias conquistas a partir da integração de seus funcionários.

Mais de 650 dos 3,5 mil colaboradores atuam no Agreste pernambucano, respondendo por todos os serviços de energia oferecidos pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) em mais de 70 cidades da região. Neste ano, apesar dos efeitos causados pela pandemia, a expansão nos negócios da Ceneged-PE progrediu ainda mais.

"A gente tem uma atuação em todo o Agreste de Pernambuco e recentemente ganhamos mais uma área no Estado. Estamos entrando nas regionais de Petrolina e Serra Talhada, no Sertão. Agora, somos responsáveis por aproximadamente 80% da área territorial de concessão da Celpe, desde o serviço de ligações de novos clientes a leitura de medidores, atividades conhecidas como comerciais", comemora o diretor-presidente da Ceneged, Renato Felipe.

>> GPTW ganha formato online na premiação 2020

Os significativos crescimentos durante essa uma década e meia de história não se restringem apenas aos negócios. Para a empresa continuar alcançando ótimos resultados na premiação, Renato explica que é preciso investir também em estratégias de gestão que tragam os colaboradores para mais perto da organização. Para ele, a constante capacitação de líderes na empresa facilita este processo.

"Sou muito vaidoso em falar disso porque, mesmo tendo 3,5 mil funcionários, temos uma forma simples de atuação. Nosso relacionamento, muitas vezes a distância, é muito próximo dos nossos colaboradores porque trabalhamos fortemente a questão da liderança. Esse é um dos pilares que permeiam a GPTW e a gente tem feito com que as pessoas se sintam cada vez mais próximas a nós. Recepcionamos e integramos nosso profissional desde a contratação, antes mesmo dele começar a trabalhar conosco. A eficácia disso só é possível através de um forte trabalho de escuta, para entender quais são nossas deficiências e como a gente pode combatê-las", analisa Renato.

Além da confiança e do sentimento de pertencimento à empresa proporcionado pela boa relação entre líderes e colaboradores, Renato lista ainda que é preciso ter uma comunicação clara e transparente para garantir um ambiente trabalho melhor, mais leve e produtivo.

"Como é que se trabalha uma cultura dessa com 3,5 mil pessoas? A resposta está exatamente nessa possibilidade de a gente criar, através das nossas lideranças diretas, uma comunicação clara e, principalmente, fazê-las incorporar essas práticas, compreendendo a importância de termos um ambiente de trabalho mais tranquilo. A partir do momento que você tem essa cultura bem definida pelos nossos líderes, a gente consegue ter essa relação cada vez mais próxima e harmoniosa", coloca.

Ações inovadoras e iniciativas práticas também ajudam os gestores da Ceneged a caminhar lado a lado com suas equipes. Isso ficou ainda mais claro durante a pandemia, quando a empresa abraçou o projeto "Semeando Amor", cuja proposta é dar forças uns aos outros neste delicado período.

"Hoje interagimos mais com a sociedade, mas, logo no começo, passamos por um isolamento social rígido durante cinco ou seis meses. Foi muito difícil, porque como é que eu vou motivar minhas equipes a trabalharem e desenvolverem o nosso serviço, que é essencial, se o pedido era para ficar em casa? O 'Semeando Amor' foi muito importante porque consistia na gravação e no compartilhamento de vídeos de encorajamento pelos gestores, tanto para os que estavam em campo quanto para os que tiveram que ficar em casa, por estarem no grupo de risco. Este foi mais um canal de comunicação direta que estabelecemos", relembra.

Preocupada também com a vida e saúde de seus colaboradores, a Ceneged buscou atrair as famílias deles para mais perto da empresa. Através de uma iniciativa de segurança, parentes dos funcionários foram convidados a reforçarem, através de depoimentos, as chamadas "regras de ouro", que são orientações básicas de segurança para fazer qualquer manipulação na rede elétrica.

"A gente percebe que, com o passar dos anos, os eletricistas vão ganhando uma autoconfiança por fazerem uma atividade muito repetitiva, colocando suas vidas em risco. Para evitar acidentes, começamos a trabalhar a consciência deles por meio da família. Parentes gravaram pedidos para que os colaboradores cumpram nossas regras preventivas, como usar luvas e testar a corrente de energia, por exemplo. Isso tem surtido um efeito fantástico porque prezamos pela segurança das pessoas, colocando profissionais capacitados em campo. Não é à toa que todo este serviço chega na sociedade através de um serviço de qualidade", comemora.

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