DIA DO ADVOGADO

A advocacia sempre a serviço da sociedade

No dia que marca a criação dos cursos jurídicos no país, a advocacia reforça seu compromisso com a defesa dos direitos fundamentais do cidadão

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 11/08/2021 às 11:40 | Atualizado em 11/08/2021 às 11:48
Notícia
X

Neste dia 11 de agosto, data que marca a criação dos cursos jurídicos no país, é comemorado o Dia da Advocacia. Em todos os anos, este dia é dedicado à celebração e à reflexão da importância da profissão na construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa. Para a OAB Pernambuco, em 2021, essa reflexão tem um caráter ainda mais necessário pelo momento que atravessamos de intensas mudanças, em diversas áreas, isso tudo ainda em meio à maior crise sanitária da nossa história. A advocacia, neste contexto, tem um papel importante na firme defesa da cidadania, dos direitos fundamentais, do acesso à Justiça, do estado democrático de direito e das instituições.

“O advogado e a advogada são sempre o primeiro degrau na construção da Justiça e na proteção do cidadão. E em tempos tão desafiadores, fica ainda mais evidente o caráter indispensável da nossa atividade e seu compromisso com a sociedade”, ressalta o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Baptista.

A profissão vem enfrentando desafios. E a OAB-PE trabalha para fortalecer a classe. Ações como programas de apoio e incentivo à jovem advocacia, de facilitação para levantamento dos alvarás, atuação contra fechamento de comarcas e aumento de custas judiciais, a entrega de novos espaços e serviços aos advogados e advogadas, na capital e no interior são algumas das iniciativas colocadas em prática para fortalecer sua atuação.

Mas há uma questão de honra para a classe: a defesa das prerrogativas profissionais. Não por mera questão corporativa, e sim porque as prerrogativas não são dos advogados e advogadas, mas dos cidadãos. Ao se impedi-los de exercer plenamente sua função, acessando documentos, locais e pessoas em condições que garantam a inviolabilidade e plenitude da atuação profissional, o maior prejudicado é o cidadão por se criar obstáculos para se chegar à Justiça. Seja em áreas mais tradicionais, seja em novas áreas abertas pela tecnologia, a advocacia vem trabalhando para garantir a preservar direitos fundamentais.

EVENTOS

Por conta da pandemia, a OAB Pernambuco fará eventos pontuais para marcar o Mês da Advocacia, com inaugurações, entrega de medalhas e eventos. Nesta quarta, a Ordem entregará a medalha Joaquim Amazonas para advogados e advogadas que completaram 50 anos de inscrição nos seus quadros, uma das honrarias mais simbólicas da seccional. Será uma cerimônia restrita, seguindo os protocolos sanitários. Ainda em agosto, a OAB faz a entrega de duas novas sedes de subseções de Caruaru (inaugurada dia 3 de agosto) e Vitória de Santo Antão (a ser inaugurada no final do mês).

Todas as inaugurações, eventos e medalhas entregues neste período reforçam o compromisso da classe em sempre estar ao lado da sociedade na defesa do direito e da Justiça. É um dia para reforçar o orgulho de ser advogado e advogada.

Tags

Autor