Patrocinado

FPS investe em infraestrutura e base curricular diferenciada para curso de educação física

Com experiência de mais de 15 anos de formação na área de saúde, a FPS estruturou a graduação com olhar para o aluno e para a realidade do mercado de trabalho

Imagem do autor
Cadastrado por

JC360

Publicado em 30/11/2021 às 8:13
Patrocinada
X

O tema saúde nunca esteve tão em alta. A chegada da pandemia em 2020 contribuiu para que muitas pessoas repensassem o modo de vida e a forma como vinham cuidando do próprio corpo. Um estudo do Google mostrou que nesse período aumentou, de forma expressiva, o interesse do público por atividades individuais. As buscas por exercícios em casa cresceram mais de 100% e o interesse por ciclismo e natação, por exemplo, aumentou 144% e 230%, respectivamente. Ao passo que esse levantamento traz dados positivos sobre a preocupação das pessoas com a saúde, ele revela um comportamento que pode ter um efeito reverso, com a realização do exercício físico sem a orientação de um profissional habilitado. Para isso, existe a figura do profissional de educação física, que une expertise em saúde com conhecimentos fisiológicos, pedagógicos, sociais, psicológicos e do movimento humano.

É acompanhando o movimento desse comportamento da sociedade e a necessidade cada vez maior de profissionais qualificados, que a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) vem investindo no curso de Educação Física, com diferenciais que acompanham a instituição desde a sua fundação, no ano de 2005. "O profissional de educação física é de extrema importância para a promoção da qualidade de vida da população, além de auxiliar no modo como uma vida ativa pode ajudar a prevenir e tratar diversas doenças. Por isso, investimos para que nossos estudantes sejam profissionais únicos no mercado. Oferecemos aos alunos o máximo de conhecimento prático possível durante o seu período de estudos e, assim, eles já se formam preparados para o dia a dia de trabalho por meio de um conhecimento consolidado", comenta Raphael Perrier, coordenador do curso de Educação Física da FPS.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Raphael Perrier é coordenador do curso de Educação Física e ajudou na elaboração da metodologia aplicada aos alunos da FPS - JAILTON JR./JC IMAGEM

Um levantamento do Instituto Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo, apontou que o Brasil lidera o ranking de países com menor adesão às atividades físicas. De acordo com a pesquisa, realizada em julho deste ano, o brasileiro gasta, em média, apenas três horas por semana na prática de atividade física, o que é metade da média mundial, que são seis horas por semana. Em paralelo, tem-se visto um crescimento no país da vida fitness incentivada por influencers e personalidades, que falam sobre atividade física, alimentação e outros aspectos que auxiliam na qualidade de vida sem contar, muitas vezes, com uma base acadêmica.

Para o coordenador do curso de Educação Física da FPS, Raphael Perrier, é por esse e outros motivos que se faz necessária a atuação do profissional formado junto à sociedade, ajudando a entender a importância da vida ativa para a saúde, bem como a melhor maneira de realizar essas atividades. "Criamos a nossa base curricular pensando nas necessidades que o aluno terá no seu dia a dia profissional. Na FPS, os estudantes têm a opção de se formar em bacharelado ou licenciatura, e cada uma delas conta com um núcleo específico, para que ele se aperfeiçoe nas atividades da área", reforça.

O estudante que concluir a graduação em Educação Física tem à disposição um leque enorme de opções de atuação no mercado, que vai desde pesquisa, até recreação, passando por esportes, reabilitação, ensino, ginástica laboral, dentre outras. E tão diversa quanto essas áreas de trabalho, são as especializações. O curso permite ao profissional aprofundar os estudos em reabilitação cardiometabólica; fisiologia clínica do exercício; treinamento e gestão esportiva; biomedicina aplicada ao esporte e saúde; gerontologia e treinamento físico; treinamento de força aplicado; performance e saúde; bioquímica do exercício; e muito mais.

JAILTON JR./JC IMAGEM
Graduação permite ao estudante atuação em várias áreas, desde pesquisa e esportes, até reabilitação - JAILTON JR./JC IMAGEM

O curso

Com a experiência de mais de 15 anos de formação profissional e acadêmica na área de saúde, a FPS estruturou o curso de Educação Física com uma grade curricular pensada no aluno. Na graduação é utilizado o método TBL (Team Based Learning) de ensino. Por meio dele, os estudantes aprendem juntos e em equipe, bem como adquirem conhecimento prático na área.

Outra metodologia aplicada é a ABP, que estimula o pró-aprendizado dos estudantes, bem como o seu aprimoramento pessoal. "Esse tipo de metodologia já prepara o aluno para o mercado, em que ele será exposto a diversos problemas e precisará elaborar soluções práticas e eficientes para obter os melhores resultados.", pontua Perrier.

Pra garantir excelência no ensino e certificar que o aluno vai sair um profissional diferenciado, a FPS oferece estrutura de ponta também nas atividades práticas do curso de Educação Física, com ginásios e laboratórios. "Oferecemos diversos módulos práticos para que os estudantes tenham o seu conhecimento bem fundamentado e orientado para o mercado de trabalho, e tudo isso é amparado por uma infraestrutura moderna em nossos laboratórios especializados", finaliza Raphael Perrier.

Para ingressar na FPS, e garantir uma das 120 vagas ofertadas anualmente, o estudante precisa fazer um vestibular interno. Ele também pode utilizar a nota do Enem ou concorrer a uma bolsa no PROUNI como maneira de garantir uma vaga no curso. Para auxiliar a finalização dos estudos, a FPS aderiu a programas de incentivo ao estudo, entre eles o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior); o CredIES, opção de crédito feita pelo Fundacred; e o Crédito Universitário Bradesco. Todas as informações estão disponíveis no site: processoseletivo.fps.edu.br.

Tags

Autor