É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Como parte da programação do Especial Empreender, a Rádio Jornal começou a apresentar a partir desta quarta-feira (31) debates especiais abordando um tema importante e atual: o empreendedorismo. A conversa acontece sempre às 11h, dentro do Debate da Super Manhã.
No primeiro programa, que teve o tema Caminhos para empreender, o comunicador Wagner Gomes conversou com especialistas sobre pontos importantes para quem quer começar no empreendedorismo.
Com participação da Professora e Coordenadora Nacional do Programa de Pós-Graduação do Grupo Ser Educacional em Gestão, Mônica Queiroz; do Empreendedor, Fundador e CEO do Hub Plural, Alfredo Júnior; e do Jornalista, titular da coluna JC Negócios, Fernando Castilho, o bate-papo abordou temas como as ferramentas mais utilizadas pelos empresários atualmente e orientações para ter êxito diante dos desafios do mundo empresarial.
.
Confira o primeiro Debate da Super Manhã Especial Empreender
Com oferecimento da UNINASSAU, os próximos debates serão realizados nos dias 06/09, 14/09 e 21/09, e terão como temas: Tendências de consumos X Quem é o meu consumidor, Como divulgar meu empreendimento? e Estratégias para empreender.