O Dia Nacional dos Supermercados será comemorado neste sábado, 12 de novembro, em referência à Lei 7.208, que definiu e regulamentou a atividade supermercadista no país. A data celebra a importância da categoria para a economia brasileira e marca a confraternização do setor com os demais itens da cadeia.
Em Pernambuco, a comemoração foi realizada nesta quinta-feira, 10/11, na confraternização anual do segmento supermercadista de Pernambuco, promovida pela Associação Pernambucana de Supermercados – APES.
Com o tema Reencontros, por ser o primeiro jantar dançante pós-pandemia da covid-19, a festa aconteceu no Arcádia Apipucos, Zona Norte do Recife, reunindo empresários do setor de supermercado, além de fornecedores e autoridades.
Troféu Carrinho de Ouro
Um dos destaques da noite foi a entrega do tradicional Troféu Carrinho de Ouro, voltado para os setores Industrial, Atacado, Distribuição, Representações, Serviços, além de empresários e executivos de empresas fornecedoras e de supermercados.
Essa premiação obedece a rigorosos critérios de escolha e funciona da seguinte forma: os supermercadistas associados indicam os nomes para cada categoria da premiação, e os nomes mais indicados são levados para a diretoria, que é formada também por supermercadistas. Nesse momento, uma nova votação acontece e o vencedor é escolhido.
“O troféu é um reconhecimento do setor a todos aqueles que fazem parte da cadeia do abastecimento. Cada ente - seja empresa ou pessoas - tem um papel importante dentro da engrenagem”, diz Silvana Buarque, superintendente da APES.
Dia Distribuição
Com 23 anos de mercado, a empresa pernambucana Dia Distribuição, que tem como base o crescimento do mix de produtos, melhoria dos serviços prestados e, especialmente, o atendimento ao médio e pequeno varejista, foi consolidada na categoria “Fornecedor Atacadista/ Distribuidor”.
“Ganhar o Carrinho de Ouro representa a consolidação de um grande sonho vivenciado e executado por muitas pessoas e empresas que persistem em superar desafios e buscar, a cada dia, ultrapassar os seus próprios limites oferecendo produtos e serviços com excelência aos nossos clientes. Ao mesmo tempo, nos aumenta a responsabilidade de darmos passos mais largos com um olhar sempre no futuro a fim de que possamos entregar, além de produtos, soluções que gerem valor aos nossos clientes e parceiros”, comemora Guilherme Chaves, sócio-diretor da Dia Distribuição.
“Dedicamos essa conquista aos nossos 6 mil clientes, que confiam em nosso trabalho, além dos mais de 400 colaboradores, que vestem a nossa camisa e não medem esforços para alcançar os objetivos por nós traçados, e as dezenas de indústrias parceiras que nos apoiam e nos dão a honra de cuidar das suas marcas e produtos todos os dias”, complementa o também sócio-diretor, Hélio Silvestre.
A conquista do título representa para o futuro da Dia Distribuição o plano de executar o projeto de expansão da marca, com o objetivo de atender aos clientes com maior eficiência e agilidade.
“Só nos motiva a seguir em frente e buscar incansavelmente atender as demandas de mercado com foco em inovação, tecnologia de ponta e qualificação dos nossos colaboradores para que possamos contribuir com o desenvolvimento e sucesso do setor supermercadista do nosso estado”, conclui Guilherme Chaves.
O crescimento em mix de produtos foi um dos critérios que fez com que a Dia Distribuição se destacasse na categoria “Fornecedor Atacadista/ Distribuidor”. Segundo Hélio Silvestre, são dezenas de fornecedores importantes que fortalecem e contribuem com o sucesso de operação da marca.
“Entre eles estão: Kraft Heinz, Hypera, Santher, Andorinha, Flora, Limppano, Vale Fértil, Sococo, Coco do Vale, Indali, Alispec, King e tantas outras, não menos importantes, que contribuem diretamente na nossa atuação de distribuição. Atuamos também com importação direta de produtos como vinhos e azeites de inúmeras marcas consagradas no mundo como: França: Louis Roederer, Escócia: Whisky Grand Macnish, Espanha: Sangre de Toro, Itália: Cecchi, Riporta, Portugal: Luís Duarte Vinhos, Bacalha Wines, Casca Wine, Vadio, Sogrape, Castiço, Casa Alta, Chile: Santa Rita, Morandé Argentina: Masi. A todas elas dedicamos este tão importante prêmio”, pontua o sócio-diretor.
Iniciativas
Além de desenvolver o setor, com foco em inovação e tecnologia, a Dia Distribuição se destaca por formar, reter e descobrir talentos, sejam eles internos ou externos. A empresa possui convênios com empresas e universidades proporcionando programas de aprendiz e oportunidades de estágios aos estudantes que buscam um diferencial em suas carreiras.
“Temos o apreço e o cuidado com as pessoas em nosso DNA, sendo assim, contamos com um time robusto de profissionais com larga experiência de mercado e isso nos traz um bom respaldo para atuar nas mais diversas frentes”, pontua Hélio Silvestre.
Para estimular o sentimento de pertencimento em parceiros e colaboradores, a empresa, em parceria com fornecedores, também oferece aos funcionários programas de incentivo durante todo o ano. Um desses projetos é o IntegraDia, que nasceu da necessidade de integrar e desenvolver colaboradores, gestores e direção junto ao projeto de expansão do Grupo DIA.
"O projeto de endomarketing tem como principal objetivo incentivar o crescimento, o aperfeiçoamento e o desenvolvimento contínuo dos nossos colaboradores para uma melhor performance em suas áreas de atuação, além de fomentar o bem-estar físico, social e intelectual através de convênios com instituições de ensino e parcerias com empresas de diversas áreas", finaliza Silvestre.