Unicap: Por que fazer uma pós-graduação e quais suas vantagens?
O JC Play, no YouTube, fez uma live com todos os detalhes e as novidades sobre os cursos com inscrições na Unicap; Confira
Na quarta-feira, 1° fevereiro, foi realizada mais uma transmissão ao vivo no JC Play, com a Universidade Católica de Pernambuco. O assunto da live foi sobre os cursos de pós-graduação e dos programas de mestrado e doutorado da Unicap que estão com inscrições abertas.
Para o bate-papo, apresentado por Sharon Baptista, repórter do Núcleo JC360 do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, recebemos no novo estúdio, Carla Teixeira, Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Unicap.
"Aprimorar a sua formação acadêmica pode impulsionar a sua carreira, possibilita fazer networking, investir em pesquisa e na área acadêmica", comentou Sharon no início da entrevista.
No Brasil, o número de estudantes de especialização cresceu durante a pandemia. Um estudo realizado pelo Instituto Semesp (Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação), em 2021, diz que o número de estudantes de pós-graduação chegou a 1,3 milhão. O que representa crescimento de 4,8% em comparação a 2019.
Para o Instituto esse é um saldo positivo que mostra que as pessoas estão buscando especialização como forma de aumentar suas qualificações e se preparar para o mercado. Além disso, o formato de aulas remotas foi um grande atrativo para os profissionais, né? Pela flexibilidade de horários e por não exigir deslocamento.
Esse movimento e procura foi sentido pela Universidade Católica de Pernambuco, durante os dois anos de pandemia, teve aumento na procura por cursos de pós-graduação e programas de mestrado e doutorado principalmente devido ao leque de cursos disponíveis.
"Durante a pandemia tivemos uma procura muito grande por MBA e Especialização, principalmente porque existia essa possibilidade de você fazer um curso com a tradição da Universidade, com os profissional que são altamente qualificados, de forma on-line, na época e essa demanda continuou mesmo após a pandemia", pontua Carla Teixeira.
" A gente tem muito a questão dos ex-alunos que procuram para fazer os cursos mestrado, doutorado, MBA e Especialização, como também profissionais que estão na área do mercado e que decidem fazer uma nova formação. Por exemplo, tem um mestrado e vai querer fazer um doutorado neste momento ou estão procurando um mestrado porque também querem investir em pesquisa, de ter autonomia para fazer uma pesquisa científica ou de investir na docência e ainda estar investindo no campo profissional estabelecendo também networking", ratifica Carla, coordenadora da Pós-graduação Stricto Sensu.
Confira o bate-papo na íntegra