Dia das Mães: amor, memória e afeto são ingredientes presentes em todas as receitas maternas
Da rotina corrida à família diversa, o alimento preparado pela mãe vai além do tempero, é um elo de ligação com os filhos, recheado de histórias e muito amor.
O mês de maio celebra a realidade sensível e renovadora de ser mãe. Para algumas mulheres, é algo que sempre sonharam em vivenciar. Para outras é uma etapa que surge com o tempo, ou até mesmo sem planejar. O fato é que, ao longo dos anos, a maternidade tem passado por diversas transformações, e o ditado “mãe é tudo igual, só muda o endereço” não parece mais se encaixar nos dias atuais.
A verdade é que a maternidade é uma experiência individual. Gerar, parir, criar e maternar é um processo que pode ter muitas nuances: mães de um ou de vários, mães solo ou com rede de apoio, mães modernas, corujas, jovens ou depois dos 40, mães rígidas, liberais, ou as que são tudo isso em uma só. Entre tantas semelhanças e diferenças, o ato de cozinhar para os filhos é algo capaz de unir todas elas.
O paladar atravessa memórias e cria conexões emocionais, afinal, toda história de amor entre mãe e filhos tem um prato marcante, que só a mãe sabe fazer do jeitinho que o filho gosta.
A confeiteira Cecília Chaves, 44 anos, é uma apaixonada por gastronomia e cresceu em uma linhagem com uma forte relação com a culinária. A trajetória e a relação da família com a cozinha é uma herança que permeia o amor entre gerações.
“Cresci em uma família que sempre valorizou a culinária. Desde o momento do fazer até o momento da mesa bonita, bem posta, e repleta de conversas boas e comidas gostosas", disse a doceira.
Foi assim, com a família reunida na mesa do engenho dos avós, em meio a petiscos e sobremesas, que a advogada Helena Chaves criou as três filhas.
“Minha mãe sempre foi quituteira. Durante a minha adolescência minha casa era conhecida como ‘a casa das delícias’. Quando criança, eu e minhas irmãs também gostávamos de ir para a cozinha. Mas das três filhas eu sempre fui a mais interessada em culinária”, relembrou a Cake Designer.
Jornalista de formação, Cecília confessa que transformar a paixão pela cozinha em profissão não foi sua primeira escolha, mas ainda o destino e os livros de receita da avó lhe guiaram para um caminho que parecia inevitável. Com o trabalho que a vida lhe presenteou há quase duas décadas, ela adoça momentos especiais de muitas outras famílias, inclusive no Dia das Mães.
“Costumo dizer que o meu principal trabalho é realizar sonhos! Me sinto parte da história das pessoas. O meu trabalho leva junto o afeto, a beleza, o sabor, a lembrança”, afirmou.
Como tantas outras mães, Cecília vive uma vida profissional agitada e precisa conciliar o trabalho e a maternidade. Além de cozinhar e decorar os doces, a confeiteira também produz conteúdo digital para as redes e compartilha dicas deliciosas.
“Eu tenho minha confeitaria há 18 anos e ainda consigo tempo para trabalhar como influenciadora, gravar cursos online, dar aulas presenciais, atenção aos meus filhos e família e ajudar nos negócios do meu marido”, ressalta.
Por isso, a família considera a cozinha um lugar de reencontro, convívio e afetividade, capaz de proporcionar felicidade em momentos simples da rotina.
“Gosto de sentar à mesa a cada refeição e conversar sobre o dia, conquistas, dificuldades, ou simplesmente jogar conversa fora enquanto fazemos as refeições. Na minha casa os lugares mais frequentados pela família são a cozinha e a mesa da sala.”
Os melhores ingredientes
Com a história dessas mulheres unidas pelo sangue e o amor pela culinária, fica fácil perceber que cozinhar é uma das formas mais pura de demonstrar afeto e carinho. Por isso, neste Dia das Mães, nada melhor do que reunir a família em volta da mesa (ou do fogão) e preparar aquela receita com ingredientes à altura, que vão deixar esse momento ainda mais especial.
Com a variedade e a praticidade das suas iguarias, a marca Quero, pertencente à Heinz, está presente na casa dos brasileiros desde 1985, com um sabor capaz de resgatar a memória afetiva, em uma união entre a modernidade e a tradição. Assim, a Quero demonstra compromisso com a diversidade e a representatividade, além de promover momentos de felicidade em família.
Por entender que mãe não é tudo igual, a Quero pensou em produtos úteis que estão presentes na vida de mulheres com as mais diferentes rotinas e histórias de vida. A marca possui uma linha de produtos saborosos e que facilitam a vida na cozinha, seja para preparar uma refeição rápida ou aquele prato mais elaborado.
De acordo com Rafaela Bastos, gerente comercial da Dia Distribuição, os produtos da marca Quero fazem parte da rotina das mães brasileiras que buscam solução e praticidade, aliadas a um preço acessível.
“A Quero prioriza a qualidade dos produtos e com foco em questões ambientais e em oferecer preços mais acessíveis aos consumidores. A marca possui diversos produtos para todos os tipos de receitas, oferecendo a solução completa para as mamães com rotinas agitadas”, destaca Rafaela.
Em Pernambuco, a Dia Distribuição, presente há 23 anos no estado, é a empresa responsável em distribuir a marca Quero aos pontos de venda.
Para saber mais informações sobre os produtos, é possível acessar no site da Dia Distribuição, no app 'Dia Distribuição', ou nas redes sociais. Os empresários e comerciantes que desejam trabalhar com a Quero, podem entrar em contato com o Departamento Comercial.