abastecimento

Ceasa Pernambuco chega aos 61 anos buscando ser o segundo maior centro de abastecimento do país

Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco comemora nova idade oferecendo serviços gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade da RMR

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/10/2023 às 12:40
Patrocinada
X

O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) completa, nesta segunda-feira (16), 61 anos de compromisso com o fornecimento de alimentos frescos para a comunidade pernambucana. Recebendo cerca de 70 mil pessoas todos os dias, o entreposto comercial busca um desafio ainda maior: se tornar o segundo maior centro do segmento do país.

Atualmente, o Ceasa Pernambuco abrange área total de 580 mil m², sendo 325 mil m² de área construída, incluindo 56 galpões de comercialização. É o lar de 1.350 permissionários fixos, além de outros 500 não fixos, e tem uma média de comercialização de 90 mil toneladas de alimentos por mês, com valor comercial médio de R$ 440 milhões. Em 2023, é considerado o quarto maior centro de abastecimento do país, sendo o maior do Norte e Nordeste.

O centro apresenta taxa de crescimento anual de 5%, gerando impacto significativo na criação de empregos diretos e indiretos, totalizando 55 mil postos de trabalho.

De acordo com Bruno Rodrigues, presidente do Ceasa Pernambuco, os investimentos previstos para o espaço vão desde a ampliação do parque a serviços estruturais, como substituição da iluminação por equipamentos LED, reforço na segurança e instalação de 100 câmeras de segurança.

Jailton Junior/JC Imagem
O presidente do Ceasa Pernambuco, Bruno Rodrigues - Jailton Junior/JC Imagem

“Essa ampliação do nosso parque é um sonho antigo, mas que acredito que conseguiremos tirar do papel no próximo ano. Vamos passar a ser o segundo maior do Ceasa do Brasil em volume e movimentação de cargas. Com essa ampliação, passaremos rapidamente a ser o segundo maior do Brasil”, previu o gestor.

Nas instalações do Ceasa, existem três agências bancárias, um mini shopping, dois postos de combustíveis com gás natural, uma Central da Agricultura Familiar, um posto médico e segurança ostensiva 24 horas. O local é equipado com 62 câmeras de circuito interno de TV e bases do SAMU e Corpo de Bombeiros. Além disso, o centro oferece um posto de emissão de carteira de identidade, tornando-se um hub multifuncional para a comunidade.

Jailton Junior/JC Imagem
Aniversário de 61 anos do Ceasa Pernambuco - Jailton Junior/JC Imagem

Desde a sua transformação em Organização Social (OS) em 2004, o Ceasa tem continuamente buscado modernização e aperfeiçoamento em diversas áreas. A receita total cresceu mais de 800% desde 2004, com as receitas operacionais representando 74% do total. Um aplicativo com previsão de lançamento para o mês de novembro vai ampliar ainda mais a receita do centro.

"Vai ser a primeira Ceasa do país a ter um market place, onde as pessoas poderão fazer compras direto da sua casa. Inicialmente, estará disponível para pessoas jurídicas, mas será ampliado para pessoas físicas. Além de facilitar a compra dos nossos clientes, será mais um canal de vendas para nossos comerciantes. Temos uma perspectiva enorme de incrementar a receita do Ceasa dentro disso”, contou o presidente Bruno Rodrigues.

De acordo com o gestor, a administração do centro tem contado com apoio do Governo de Pernambuco. "É um apoio de mão dupla. A governadora Raquel Lyra não tem minimizado esforços para nos atender em todos os nossos apelos, quando precisamos do governo do estado", contou.

"Aqui dentro temos SAMU, Bombeiros, posto da Polícia Militar com dezenas de agentes. Para administrar uma área dessa 24 horas por dia, temos vários desafios, e essa parceria tem sido vital para ampliar nossa participação no mercado nacional", afirmou Bruno.

Comemoração com serviços para a população

Como forma de comemoração pelo aniversário de 61 anos, o Ceasa Pernambuco iniciou, nesta segunda-feira (16), a Semana de Mobilização Cidadã, um evento solidário que oferece serviços gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade. Até o dia 20 de outubro, serão ofertados serviços de saúde, atendimento jurídico, beleza, lazer e social.

Os visitantes podem ter acesso a massagens, ações de saúde ocular, fisioterapia, cortes de cabelo, atendimento veterinário, emissão de segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito, registro tardio e averbação de divórcio, atualização e inclusão do CAD Único para o Bolsa Família, orientação jurídica para previdência, trabalho e do consumidor, serviços de previdência do INSS, alistamento eleitoral, regularização do título de eleitor e emissão de certidões.

Jailton Junior/JC Imagem
Semana de Mobilização Cidadã oferece serviços ao público no Ceasa - Jailton Junior/JC Imagem

Quiosques da Compesa e Procon também estão disponíveis para a população realizar negociações e cadastramento de tarifa social, além de serviços de defensoria pública e encaminhamento para os núcleos de atendimento, habilitação para casamento civil e orientações jurídicas.

Além do aniversário da Ceasa, esta segunda-feira também marca o Dia Mundial da Alimentação, motivo que também incentivou o início da feira. Segundo o presidente do centro, a expectativa é receber 100 mil pessoas na ação.

"O Ceasa é o principal instrumento de ligação da população com a questão da segurança alimentar, e é referência em todo o país. Com esse evento a gente dá essa contrapartida de tudo que a população nos oferece ao longo dos anos”, afirmou Bruno Rodrigues.

A aposentada Maria de Fátima Lima, 66, moradora do bairro de Jardim São Paulo, vizinho à Ceasa, visitou a ação para realizar exames de glicose e aferição de pressão. Consumidora frequente do centro de abastecimento, ela afirma que a mobilização beneficia a população local.

Jailton Junior/JC Imagem
Semana de Mobilização Cidadã oferece serviços ao público no Ceasa - Jailton Junior/JC Imagem
Jailton Junior/JC Imagem
Semana de Mobilização Cidadã no Ceasa Pernambuco - Jailton Junior/JC Imagem

“É muito importante para todo mundo ter essa ação, porque a gente faz exames e o resultado geralmente só sai meses depois, então esse trabalho aqui é bom para todos do bairro. Tem muita gente que não pode sair para fazer exames e aqui é perto de casa”, declarou.

Já a dona de casa Maria Borges do Nascimento, 74, também moradora das redondezas, comemorou a possibilidade de fazer compras e ter atendimento de saúde no mesmo local. “Sempre faço compras na Ceasa porque é um salto para a gente que mora aqui perto, e agora a gente cuida da saúde também. Saindo daqui já faço minhas compras, tudo de uma vez só”, afirmou.

Um dos serviços ofertados no evento foi o de orientação de enfrentamento à violência contra a mulher, oferecido pelo Sindicato dos Advogados de Pernambuco, em parceria com o Instituto Maria da Penha. De acordo com Fernanda Resende, presidente do sindicato, uma equipe multidisciplinar disponibiliza informações para os visitantes do centro.

Jailton Junior/JC Imagem
Sindicato dos Advogados de Pernambuco participou da Semana de Mobilização Cidadã no Ceasa - Jailton Junior/JC Imagem

“Estamos no maior centro de abastecimento de alimentos do estado, então estamos no foco da população. A pessoa vem aqui fazer o abastecimento normal do seu mercadinho ou do seu supermercado e vê essa ação global, ela passa por aqui e recebe essa assistência. A gente está no foco onde a população precisa desse atendimento”, declarou.

Serviço

  • Semana de Mobilização Cidadã - Ceasa Pernambuco
  • Data: de 16 a 20 de outubro de 2023
  • Horário: das 8h às 15h
  • Local: Ceasa Pernambuco, BR 101 Sul, Km 70, nº 550, Curado, Recife
  • Acesso pelo Portão 3, a entrada principal do Ceasa

A programação completa está disponível no site do Ceasa ou no QR Code abaixo.

Reprodução/Ceasa
QR Code com programação da Semana de Mobilização Cidadã do Ceasa Pernambuco - Reprodução/Ceasa

Tags

Autor