PATROCINADA

O que são varizes? Entenda as causas, os tratamentos e como prevenir o problema que vai além da estética

De acordo com médico do Hospital Jayme da Fonte, as veias mais comprometidas são as dos membros inferiores, causando dor e inchaço nas pernas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriela Luna

Publicado em 07/12/2023 às 0:00 | Atualizado em 07/12/2023 às 6:57
Notícia
X

O problema de varizes tem uma prevalência média de cerca de 40% da população brasileira. Mais do que uma questão meramente estética, as veias dilatadas são consideradas uma doença crônica que pode piorar progressivamente se não for tratada da maneira adequada.

Também chamadas de varizes tronculares ou veias varicosas, as varizes são veias dilatadas, tortuosas, com diâmetro maior que 3mm e que acometem mais frequentemente os membros inferiores. Essa doença faz parte de um quadro mais amplo conhecido como insuficiência venosa crônica, que pode apresentar uma série de complicações para a saúde.

Quais são as causas?

A varizes são decorrentes de falha nas válvulas que controlam o fluxo sanguíneo, o que faz com que o sangue se acumule e dilate as veias. Além disso, a doença é considerada multifatorial, ou seja, causada por diversos fatores

Em primeiro lugar, fatores genéticos desempenham um papel significativo. Ou seja, as pessoas que têm histórico familiar da doença têm maior probabilidade de desenvolver o problema. Além disso, a idade, a obesidade, o sedentarismo e os hormônios também podem contribuir para o aparecimento da condição. 

O envelhecimento também está entre as principais causas de problemas vasculares. Com o avançar da idade, as veias começam a perder a elasticidade e se tornam mais propensas a dilatar.

Quais são os sintomas?

Os sintomas das varizes podem variar de pessoa para pessoa. De acordo com Dr. Frederico Vasconcelos, médico vascular do Hospital Jayme da Fonte, os incômodos vão além do estético.

"Entre os principais sintomas está a dor com aquela sensação de peso e cansaço nos membros inferiores. Também pode ter dor localizada no trajeto da veia que está dilatada. O inchaço e sensação de formigamento nas pernas também são sintomas frequente que podem ocasionar, e no futuro, se o problema não for tratado, pode desenvolver feridas com muita dificuldade de cicatrização", afirma Frederico.

Apesar dos sintomas afetarem todos os gêneros e idades, estudos indicam que as mulheres são mais acometidas que os homens e os sintomas começam a aparecer entre 20 e 50 anos.

Como prevenir?

Além do tratamento, a prevenção das varizes também é importante. Segundo o médico vascular, algumas medidas podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de varizes.

"Para prevenir que as varizes apareçam ou piorem ao longo do tempo é necessário evitar os fatores de risco, então, precisa ter uma alimentação saudável, ter o controle da obesidade, sempre se movimentar durante o trabalho, evitando ficar muito tempo em pé ou ficar muito tempo sentado. Além disso, tem que evitar o tabagismo e a utilização de hormônios", explica.

Como tratar?

Os tratamentos para varizes têm evoluído ao longo dos anos. As opções vão desde medidas conservadoras, como a utilização de meias elásticas , até procedimentos mais invasivos, como a cirurgia de varizes. Para o Dr. Frederico, tratamento ideal, no entanto, depende do tamanho e da gravidade das veias afetadas.

"Hoje existem muitas formas de tratamento. Em um componente mais estético, podemos tratar através da utilização de laser ou através das aplicações com medicamentos específicos. Já para as veias mais dilatadas, temos duas opções de tratamento mais frequentes, que é o tratamento cirúrgico ou o tratamento com a utilização de espuma para preencher essa veia", destaca o médico vascular, que reforça ainda a importância do tratamento clínico: "A gente utiliza ainda medicações que vão ajudar a diminuir os sintomas e o desconforto, além de pomadas e a utilização de meia elástica compressiva".

A negligência em relação a esse problema pode levar a consequências graves para a qualidade de vida e a saúde em geral. Ao notar os primeiros sinais de varizes, é recomendado buscar um profissional especializado para uma avaliação e indicação do melhor tratamento.

Excelência em tratamento vascular

O Hospital Jayme da Fonte oferece a estrutura o conforto necessário para a atendimento de pessoas com problemas vasculares. O HJF conta com um com moderno centro de diagnóstico com a mais alta tecnologia e precisão, além de um centro cirúrgico dotado de toda a infraestrutura física e tecnológica para realização de cirurgias de todas as complexidades.

Equipado com o que há de mais avançado no mercado hospitalar, o hospital possui um corpo clínico composto por especialistas multidisciplinares para a realização de procedimentos nas mais diversas especialidades médicas, como angiologistas e cirurgiões vasculares qualificados para o tratamento de doenças venosas e arteriais.

Tags

Autor