MOSTRA

CASACOR Pernambuco abre as portas do edifício Chanteclair com 30 ambientes sobre "Corpo e Morada"

A partir desta sexta-feira (22), a mostra vai ocupar o térreo o mezanino do Chanteclair

Imagem do autor
Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 21/09/2023 às 18:39 | Atualizado em 21/09/2023 às 18:41
Notícia
X

A edição 2023 da CASACOR Pernambuco abre mais uma vez as portas do icônico edifício Chanteclair, no bairro do Recife, para antecipar ao público as tendências e o que há de melhor no mercado de design e arquitetura de Pernambuco. A partir desta sexta-feira (22), a mostra vai ocupar o térreo o mezanino do Chanteclair, com 30 ambientes entre quartos, salas, cozinhas, lofts e estúdios, além de operações de restaurante, bar, café, livraria, galeria de arte popular e contemporânea, lojas e a Praça Recentro. 

Em 2022 foram 28 mil visitantes em 51 dias de evento, público recorde da exposição, que pode se repetir neste ano. O tema de 2023 é “Corpo e Morada” – um entendimento de casa como uma extensão do corpo.

“Quem for visitar a CASACOR deste ano vai perceber essa relação do ser humano com seu corpo e sua casa, como ambos se cruzam e se complementam”, descreve uma das diretoras da CASACOR Pernambuco,  Gabriela Coutinho. 

A mostra vai ocupar o térreo o mezanino do Chanteclair, com 30 ambientes entre quartos, salas, cozinhas, lofts e estúdios, além de operações de restaurante, bar, café, livraria, galeria de arte popular e contemporânea, lojas e a Praça Recentro, na área externa. Este ano a CASACOR investe também em um palco permanente, que deverá receber artistas, designers, artesãos e projetos incubados no Porto Social, para palestras e shows.

Nesta edição, a CASACOR junto com a Lightsource e com o luminotécnicos Carlos Fortes, vai investir na finalização do projeto de iluminação da fachada do Chanteclair. “Para nós, um dos pontos centrais da mostra é o que vai ficar para a cidade. Então este ano vamos completar a iluminação do prédio. Ano passado fizemos a lateral que fica na Vigário Tenório e agora vamos completar, deixando o Chantenclair todo iluminado”, disse Carla Cavalcanti, também diretora da mostra.

JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
JAILTON JR./JC IMAGEM
CASA COR 2023 DESIGN E ARQUITETURA - JAILTON JR./JC IMAGEM
O CHANTECLAIR

O edifício Chanteclair, propriedade da Santa Casa de Misericórdia, cedido à Realesis Empreendimentos, responsável pela revitalização integral das fachadas, coberta e estruturas do prédio quando em ruínas,  é uma atração à parte da CASACOR.

Atualmente, a construção encontra-se disponível para locação, mas remonta seu início ao primeiro quartel do século XX, passando depois a integrar o conjunto monumental formado pelos edifícios do Bairro do Recife, de estilo Eclético, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

O Chanteclair caracteriza-se pelo tratamento volumétrico e decorativo de seis imóveis, em um único volume, ocupando a quadra formada pelas Avenida Marquês de Olinda, Rua da Madre de Deus, Rua Vigário Tenório e Cais da Alfândega.

ESPAÇOS DA CASACOR

 Os visitantes podem conhecer os trabalhos dos estreantes: Plier Arquitetos (Fernanda Didier e Luísa Duarte), Tarcísio Dantas, FV Arquitetos (Felipe Valadares e Neto), Nuit Arquitetura (Maria Celina Ferreira) e Duna Arquitetura (Madu Batista e Fernanda Pontes).

Atmosphera Paisagismo, Diogo Viana, Luiza Nogueira, Marylia Nogueira, Ana Cristina Cunha, Arqmulti (Bruna Lôbo, Dani Paes Barreto e Soraya Carneiro), Romero Duarte, Daniela Pessoa, Ême Arquitetura (Ma...

Além dos trabalhos da Atmosphera Paisagismo, Diogo Viana, Luiza Nogueira, Marylia Nogueira, Ana Cristina Cunha, Arqmulti (Bruna Lôbo, Dani Paes Barreto e Soraya Carneiro), Romero Duarte, Daniela Pessoa, Ême Arquitetura (Maiza Neri), André Carício, Cadu Arquitetura (Camila Horta e Eduarda Jungmann), Marabuco Arquitetos (Marcela Marabuco), Etla Arquitetura (Eduarda Moscoso, Lilian Avelar e Tita Barreto), Ana Moura e Ana Higino, Lúcio Moura, Carlos Fortes, Juliana da Mata, PMZ Arquitetura (Elza Mendonça e Lorena Pontual), Vitru Arquitetos (Magno Costa e Thaísa Tenório), Dubeux Vasconcelos Arquitetura (João Vasconcelos e Luiz Dubeux), Módulo 4 Arquitetura (Isabella Alvez, Nathalia Araújo e Zé Alexandre).

A CASACOR 

Pertencente ao Grupo Abril, a CASACOR reúne, anualmente, arquitetos, decoradores e paisagistas que criam ambientes inspirados por um tema. São vinte franquias espalhadas pelo Brasil: Alagoas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Franca, Florianopólis, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, e mais cinco internacionais: Miami, Bolívia, Equador, Paraguai e Peru.

SERVIÇO:

Onde: Edifício Chanteclair – Av. Marquês de Olinda, 286 / Recife Antigo 

Quando: de 22 de setembro a 5 de novembro de 2023

Horário de funcionamento : de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h.

Ingressos: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia para estudante, professor, PCD, pessoas com autismo e com 60 anos ou mais mediante documento). Crianças até 12 anos não pagam.

Tags

Autor