Edição Especial do Troféu Ademi soma R$ 4,1 bilhões em investimentos no setor imobiliário da Região Metropolitana do Recife
Entrega dos troféus será no dia 30 de novembro, no Mirante do Paço, contemplando os anos de 2020, 2021, 2022 e 2023
A Edição Especial do Troféu Ademi mostra a força que o setor imobiliário tem para Pernambuco. Somados todos os empreendimentos inscritos, foram investidos na Região Metropolitana do Recife cerca de R$ 4,1 bilhões. Os números da premiação são gigantes.
Nos quatro anos de entregas - 2020, 2021, 2022 e 2023 - somam-se 47 empreendimentos inscritos, totalizando 716 mil metros quadrados de área construída e 9.795 unidades habitacionais, das quais dois terços são referentes ao programa Minha Casa, Minha Vida.
A solenidade de entrega será no dia 30, a partir das 19h, no Mirante do Paço. Este ano, de forma inédita, haverá a entrega do Troféu VIVIX de Sustentabilidade a um empreendimento que possui práticas consolidadas em construções sustentáveis, limpas, mais verdes e que seguem as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, além de metas de ESG.
O Troféu, entregue pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) , é um dos mais tradicionais do mercado imobiliário do Estado.
Sem acontecer desde 2020, devido às restrições sociais necessárias decorrentes da pandemia de covid-19, a Edição Especial vai contemplar os empreendimentos relativos aos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, a entrega será uma grande noite de confraternização do setor no Mirante do Paço, no Bairro do Recife.
“Os números que estamos trazendo para a sociedade com a Edição Especial do Troféu Ademi traduzem a força que o setor tem para o desenvolvimento econômico do Estado e como pode ser propulsor de novos negócios benéficos para as cidades. O setor imobiliário traz contribuições para a economia, para a mobilidade, para a interação dos empreendimentos com o bairro e o entorno. Apenas com os participantes, o valor representa o mesmo valor de investimento da fábrica da FCA (Fiat/Jeep) a cada quatro anos, gerando muitos empregos e renda”, destaca Rafael Simões, presidente da Ademi-PE.
O principal foco desta Edição Especial do Troféu Ademi é a união de temas como tecnologia, sustentabilidade e gestão. Essa é uma das marcas implementadas pela nova gestão da Associação, que se iniciou em abril deste ano.
A Edição Especial do Troféu Ademi terá um corpo de jurados formado por membros de instituições que contribuem de maneira relevante para o desenvolvimento do setor imobiliário. Integram o júri representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE); do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE); dos Departamentos de Engenharia da Escola Politécnica, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Católica de Pernambuco; do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE); do Sindicato da Habitação (Secovi-PE); da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe); além de membros da diretoria ou associados da Ademi-PE que não estejam concorrendo ao Troféu e profissionais de experiência reconhecida no mercado imobiliário, a convite da diretoria da Ademi-PE.
“Essa é uma premiação de empreendimentos que receberam destaque a partir da avaliação dos principais atores do setor imobiliário de Pernambuco, o que confere relevância ao Troféu e demonstra clareza por parte da Ademi-PE”, pontua Carol Boxwell, vice-presidente da Ademi-PE.
O corpo de jurados irá avaliar os empreendimentos inscritos da Edição Especial do Troféu Ademi-PE seguindo três critérios.
O primeiro é o de Posicionamento Imobiliário, onde serão analisadas questões ligadas à inserção do empreendimento na região.
O segundo critério é o de Concepção do Empreendimento, onde serão avaliados, entre outros itens, pontos como concepção arquitetônica e urbanística, funcionalidade e versatilidade e inovação e sustentabilidade na operação do empreendimento.
O terceiro e último critério está ligado à Execução da Obra, com itens como planejamento e gerenciamento, diferenciais de tecnologia, segurança do trabalho e inovação e sustentabilidade na execução da obra.
“Entendemos que o Troféu Ademi é um estímulo para as construtoras oferecerem bons produtos ao mercado, com foco na inovação, sustentabilidade e qualidade de vida”, acrescenta Rafael Simões, presidente da Ademi-PE. Os critérios de avaliação estão em sintonia com as metas da nova gestão, mais moderna, mais participativa e mais engajada em pautas atuais.
Escultura - O Troféu Ademi-PE é uma escultura confeccionada em metais reciclados pelo artista plástico e designer Alex Mont’Elberto. O formato representa sustentabilidade, movimento e equilíbrio. Seu desenho simboliza o Troféu há vários anos e tornou-se a marca do prêmio.
Troféu VIVIX - Este ano, a grande novidade da Edição Especial do Troféu Ademi será a entrega do Troféu VIVIX de Sustentabilidade. A premiação reconhecerá, de forma inédita, um empreendimento que possui práticas consolidadas em construções sustentáveis, limpas, mais verdes e que seguem as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, além de metas de ESG. O empreendimento escolhido pela comissão julgadora da Ademi-PE ganhará o Troféu VIVIX, confeccionado com vidro de proteção solar da linha VIVIX Performa na cor verde. O design da peça é assinado pelo arquiteto Jaime Portugal, que inspirou-se nas formas da orquídea, símbolo delicado que desabrocha ecoando a beleza e resiliência da sustentabilidade.
Sobre a Ademi-PE
A Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE) congrega empresas de construção civil atuantes no estado, tendo foco no mercado imobiliário, agregando benefícios importantes para os associados. A Ademi-PE reúne também um “hub” de informações de credibilidade para formadores de opinião e para a sociedade, além de incentivar novos negócios para as empresas da cadeia produtiva do setor. Entre as principais realizações da atual gestão da Ademi-PE, estão a reabertura da Cooperativa de Compras da Construção Civil, que estava fechada desde 2016; criação de grupo voltado para novas tecnologias da construção, com soluções inovadoras e missões técnicas, do Comitê de Políticas Urbanas e do Comitê de Políticas Ambientais; e início do processo de participação ativa de legislação urbana da Região Metropolitana do Recife.