Portugal

Feira da Foda, em Portugal, é cancelada por causa do coronavírus

A quarta edição da feira aconteceria de 20 a 22 de março, em Monção, em Portugal

JC
JC
Publicado em 11/03/2020 às 9:58
Notícia
DIVULGAÇÃO
Feira da Foda, em Portugal, é cancelada por causa do coronavírus - DIVULGAÇÃO
Leitura:

A quarta edição da Feira da Foda foi cancelada após recomendações de órgãos de saúde, devido aos crescentes casos de coronavírus, que chegaram a 41 em Portugal. O evento aconteceria entre os dias 20 e 22 de março de 2020, em Monção, cidade que fica ao norte do país. O caso ficou entre os assuntos mais comentados no Twitter, devido ao nome inusitado da feira.

"Realmente, a coisa tá séria. Alguém controle esse coronavírus. Sinto por vocês portugas, cancelar a Feira da Foda É DEMAIS", disse um usuário na rede social. "Coronavírus foi longe demais. A tradicional Feira da Foda, em Portugal, acaba de ser cancelada por causa do vírus", diz outro usuário.

Na Feira da Foda são servidos pratos de cordeiros assados, conhecidos como Foda à moda de Monção. O evento foi fundado em 2016. No panfleto de divulgação da feira, que ficou famosa justamente pelo nome, há um acrônimo com a palavra "foda": "feira, gastronomia, tradição, história". "Lamentamos o inconveniente que esta decisão possa causar, mas estamos convictos que o cancelamento será a ação mais sensata e segura, face à situação que se vive em Portugal e no mundo", declarou Agostinho Correia, organizador da feira, em comunicado à imprensa portuguesa.

 

Por que o nome da feira é "Da Foda"?

No site do evento, a explicação fica em uma aba com o nome "A gênese da Foda": "Reza a história, que há muito tempo atrás, os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, se dirigiam às feiras para comprarem o animal pretendido. Na feira, havia de tudo, gado bom e menos bom. A verdade é que os criadores e contratadores de rês, quando levavam o seu gado ovino para a feira, tinham como objetivo vendê-lo pelo melhor preço e, para que aparentassem gordos, era prática colocar sal na forragem, fato que obrigava o gado a beber muita água.

Na feira, o gado aparecia com a barriga cheia de água e pesados, parecendo realmente bem tratados, muito gordos. Os incautos, que não tinham conhecimento da 'manha' compravam aqueles autênticos 'balões de água' e, quando se apercebiam do logro, exclamavam à boa maneira minhota: 'Que grande Foda!'. O termo –Foda – foi-se vulgarizando, ao longo do tempo, e o prato passou a designar-se por Foda".

Comentários

Newsletters

Ver todas

Fique por dentro de tudo que acontece. Assine grátis as nossas Newsletters.

Últimas notícias