REMÉDIO

Cuba anuncia medicamento que já teria curado 1.500 pessoas do novo coronavírus

O medicamento cubano é produzido desde 25 de janeiro na fábrica chinesa Chang-Heber, cubana, localizada na cidade de Changchun, província de Jilin, na China

Do jornal O Povo para a Rede Nordeste
Cadastrado por
Do jornal O Povo para a Rede Nordeste
Publicado em 12/03/2020 às 15:01 | Atualizado em 12/03/2020 às 15:06
 DIVULGAÇÃO
Miguel Diaz-Canel, presidente da Cuba, afirmou em fevereiro que apoia o "governo chinês e seu povo em seus esforços para combater o coronavírus" - FOTO: DIVULGAÇÃO

De acordo com o ministro da Saúde Pública de Cuba, José Ángel Portal Miranda, o país criou um medicamento, conhecido como Interferon alfa 2B (IFNrec), que já teria curado mais de 1.500 pacientes do novo coronavírus (Covid-19) na China. A fabricação do medicamento é realizada desde 25 de janeiro em um laboratório localizado na cidade chinesa de Changchun. As informações são da Revista Fórum.

>> Bolsonaro faz teste para coronavírus; resultado sai na sexta-feira, 13

>> Novo coronavírus: mais grave do que se pensa

>> Secretário de Bolsonaro que teve teste positivo para coronavírus confraternizou com Trump nesta semana

O remédio foi escolhido como um dos 30 usados pelo governo chinês para combater a condição respiratória das vítimas. Em fevereiro, Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, destacou em sua conta do Twitter a relevância da colaboração entre os dois países. Na publicação, ele afirma que apoia o "governo chinês e seu povo em seus esforços para combater o coronavírus".

Além de ser usado contra a Covid-19, o IFNrec possui outros usos como, por exemplo, no tratamento contra infecções causadas pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. Agora, o grupo BioCubaFarma, responsável pela fabricação do remédio, trabalha em um antiviral para a doença, conhecido como cigb 210, e volta seus esforços para a criação de uma vacina. A ideia é que o projeto seja submetido à China o mais rápido possível.

No entanto, o medicamento não oferece uma cura completa, de acordo com Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma, "o Interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger. Seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e tenham a morte como resultado".

Sem registro de casos confirmados

O coronavírus já chegou a 104 países, mas não há casos confirmados de infeção pelo Covid-19 em Cuba. Após diversos testes, 30 casos suspeitos foram descartados. Com isso, o país permanece sem nenhuma ocorrência da doença.

Uma série de medidas foram adotadas pelo país para prevenir a contaminação. Dentre os cuidados estão a atenção à população mais vulnerável, eventos de conscientização em comunidades e empresas, proteção de protetores bucais e campanhas de comunicação.

Comentários

Últimas notícias