COVID-19

Veja tudo o que se sabe até o momento sobre a pandemia do coronavírus

O novo coronavírus foi considerado como uma pandemia pela OMS, na última quarta-feira (11)

Thalis Araújo
Thalis Araújo
Publicado em 13/03/2020 às 11:22
Notícia
AFP PHOTO /NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH/NIAID-RML/HANDOUT
Brasil tem mais de 20 mil casos de coronavírus - FOTO: AFP PHOTO /NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH/NIAID-RML/HANDOUT
Leitura:

Esta quinta-feira (12) foi um dia de tensão no que se refere ao Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que foi considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na última quarta-feira (11). Na atualização mais recente, no mundo, 131.479 pessoas já foram contaminadas pelo coronavírus e 4.925 morreram. Aqui no Brasil, os casos confirmados da doença já passaram de 100, chegando a 136. Atualmente, 1.422 pessoas estão sob monitoramento no País. Pernambuco, com dois casos confirmados, também entrou para as estatísticas do Ministério da Saúde, nesta quinta, sendo o nono Estado que o vírus afeta. É que um casal positivou para o novo coronavírus, no Estado. O contágio é importado, ou seja, o casal não contraiu a doença no Brasil. Os pacientes têm 66 anos (mulher) e 71 anos (homem). Eles são residentes de Boa Viagem, Zona Norte do Recife, e têm histórico de viagem recente para a Itália. Os dois estão internados no Real Hospital Português. A circulação interna do vírus no Estado também está sendo investigada. O secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajgarten, que esteve recentemente nos Estados Unidos, também contraiu o coronavírus. O presidente da República, Jair Bolsonaro, aguarda o exame que indica ou não se ele também está contaminado.

Todas as notícias sobre coronavírus

Você pode conferir todas as notícias sobre o novo coronavírus e ficar bem informado na cobertura do Jornal do Commercio.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

  • O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção);
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o mapa que mostra como o novo coronavírus tem se espalhado pelo mundo

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

OMS declara pandemia de novo coronavírus

 

 

 

Comentários

Últimas notícias