covid-19

Coronavírus: Presidente do Paraguai diz que países da América do Sul vão se reunir para decidir sobre fechamento de fronteiras

No mesmo dia o Paraguai fechará parcialmente as fronteiras na tentativa de conter o coronavírus

Elton Ponce
Cadastrado por
Elton Ponce
Publicado em 14/03/2020 às 23:00 | Atualizado em 14/03/2020 às 23:04
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL
Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras contra o novo coronavírus (Covid-19) - FOTO: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O presidente do Paraguai, Mario Pinheira, declarou neste sábado (14) que líderes sul-americanos vão conversar na próxima segunda-feira (16) sobre um possível fechando de fronteira do continente. No mesmo dia o Paraguai fechará parcialmente as fronteiras na tentativa de conter o coronavírus. As informações são do jornal O Globo.

A reunião aconteceria durante o Fórum para o Progresso da América (Prosul). "O presidente Piñera (Sebastian Piñera, do Chile), que está como presidente do Prosul, convocou uma reunião virtual e vamos levar adiante uma resolução em conjunto com todos os países da região", disse Pinheira.

O ministro do interior do Paraguai, Euclides Acevedo, enfatizou que será um fechamento parcial das fronteiras do país para pessoas, e não para produtos.

Leia mais: Coronavírus: nutricionista explica como melhorar a imunidade

Veja mapa de como o coronavírus se espalha pelo mundo

Coronavírus em Pernambuco

Em coletiva realizada neste sábado (14), o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, informou mais cinco casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. Ao todo, o Estado possui sete casos da Covid-19 confirmados. 

Dos cinco novos casos, quatro são importados e um local. Duas mulheres de 50 e 58 anos e dois homens de 68 e 78 anos, que têm histórico de viagem recente ao exterior. Este último estava no cruzeiro que atracou no Recife na quinta-feira (12)

O primeiro caso de transmissão local do vírus no Estado é de uma mulher de 97 anos, que permanece em isolamento domiciliar. Ela é a mãe de um dos idosos diagnosticados com coronavírus em Pernambuco. Moradores do bairro do Pina, no Recife, o casal de idosos foram os primeiros casos do Estado e estiveram em viagem na Itália, atual epicentro da doença.

Entre os cinco infectados divulgados neste sábado (14), quatro deles estão internados no Hospital Português do Recife. Em nota, a unidade de saúde informou que "respeitando o direito à privacidade, não serão divulgados detalhes dos casos".

Com a confirmação do primeiro caso de transmissão local no coronavírus em Pernambuco, o Governo determinou a suspensão de eventos públicos ou privados com público acima de 500 pessoas. "Por conta dessa transmissão local, ou seja desse caso que surgiu hoje, estamos determinando também a suspensão de eventos de qualquer natureza com público acima de 500 pessoas, isso nesse primeiro momento. Estamos reavaliando a cada momento, a cada hora, se necessário, e a cada dia. Já temos uma série de ações e reuniões pro dia de hoje e amanhã vamos continuar com novas reuniões com instituições como o Poder Judiciário, a Assembléia Legislativa e o Ministério Público", disse Paulo Câmara.

Comentários

Últimas notícias