covid-19

Homem morre nos EUA após tomar cloroquina para prevenir coronavírus

Sua esposa, que também tomou o medicamento, está em estado crítico

JC
JC
Publicado em 24/03/2020 às 17:19
Notícia
LEO MOTTA/JC IMAGEM
O casal decidiu tomar a cloroquina por conta própria na noite dessa segunda-feira (23). - FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM
Leitura:

Um homem no Arizona, nos Estados Unidos, morreu após tomar cloroquina para tratar o novo coronavírus. Sua esposa, que também tomou o medicamento, está em estado crítico. O remédio contra malária foi divulgado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, como um tratamento para doença. O casal decidiu tomar a cloroquina por conta própria na noite dessa segunda-feira (23). 

>> Donald Trump anuncia que remédio para malária poderá ser usado para coronavírus

Trump  mencionou o medicamento como possível tratamento “muito poderoso” para o vírus, com base em um pequeno estudo francês. Seu uso, no entanto, não é comprovado. 

 De acordo com a NBC News, a mulher em tratamento intensivo disse que ela e o marido estavam com “medo de adoecer” e tentaram se medicar com cloroquina depois de ver Trump falar sobre o medicamento na televisão. O casal  tomou um produto para infestações de parasitas em aquários que listava o fosfato de cloroquina como ingrediente e que só estava em sua residência porque eles já tiveram uma carpa. 

Bolsonaro também fala do medicamento 

No último sábado (21), o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), também falou sobre o medicamento. Em suas redes sociais, Bolsonaro disse que  usará laboratório do Exército para produzir substância.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

O jornalismo profissional precisa do seu suporte. Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias