pandemia na espanha

Pernambucana relata situação dramática na Espanha por conta do coronavírus

Camila Sampaio mora na Espanha há cinco anos e conta situação dramática do país europeu

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 01/04/2020 às 15:16 | Atualizado em 01/04/2020 às 15:24
CORTESIA
Camila e Unai moram em Bilbao - FOTO: CORTESIA

A pernambucana Camila Sampaio mora na Espanha há cinco anos e relatou que o país europeu foi surpreendido no início de março pela expansão do coronavírus, apesar de ter por perto o exemplo da Itália. Hoje, os espanhóis enfrentam uma situação delicada por conta da pandemia da Covid-19. Nesta quarta-feira, o país registrou 864 mortes, novo recorde diário no país. No total, são mais de 9 mil, o que coloca a nação como a segunda mais afetada, atrás apenas da Itália, que ultrapassa 12 mil vítimas do coronavírus.

>> Coronavírus ameaça provocar crise mundial alimentar

>> Reino Unido registra mais de 500 mortes por coronavírus em um dia

>> Sobe para 8 o número de mortes pelo coronavírus em Pernambuco

Cidadã espanhola, Camila é designer têxtil e é casada com o espanhol Unai Ortega, piloto de avião comercial no país. O casal está em quarentena há três semanas. As saídas são permitidas apenas para a compra de produtos essenciais, comida e remédios. Há policiais nas ruas monitorando os pedestres. E só é permitido a circulação de apenas uma pessoa por residência. Os estabelecimentos também restringe o número de produtos. 

Ela contou que a população foi surpreendida e que hoje, um mês depois do surgimento dos primeiros casos, o país reconhece a importância do isolamento. "Nos primeiros dias deu para perceber que ninguém estava preparado para esta situação. Fomos pegos de surpresa, apesar do exemplo da Itália. Estamos assustados com essa pandemia e preocupados com a situação financeira. Mas acredito que bem mais conscientes da real necessidade de ficar em casa e que apesar de o pico de contaminados e mortos não diminua, estamos perto de chegar lá", relatou.

Rotina em estado de emergência

Já são três semanas de quarentena. Os hábitos passaram por transforações. Camila disse que o segredo para encarar o isolamento é estabelecer uma rotina e aproveitar com tarefas produtivas.

"Estamos na terceira semana de quarentena e que o governo decretou estado de emergência. Porém, dias antes, já no dia 12 de março, estávamos confinados em casa e evitando sair para lugares aglomerados. Sou autônoma e trabalhava em casa, então a rotina no começo era muito similar. Por isso, tive mais facilidade em me adaptar a essa situação. Para meu marido foi mais complicado. Mantive os horários de trabalho até o fluxo diminuir. E na medida do possível mantive os horários das refeições e passei a dedicar uma horinha para os afazeres domésticos".

"A maior mudança talvez tenha sido a necessidade de se desconectar. Tento me exercitar uma vez ao dia. Quando acordo mais disposta coloco algum vídeo de treino para fazer em casa ou um pouco de ioga e alongamento. É importante reconhecer que somos privilegiados de poder estar em casa diante dessa situação", concluiu. 

Coronavírus na Espanha

29.840 em Madrid (3.865 mortos)

19.991 na Catalunha (1.849 mortos)

7.047 em Castilla-La Mancha (774 mortos)

6.847 rm Castilla y León (585 mortos)

6.838 em País de Vasco (369 mortos)

6.392 em Andalucía (308 mortos)

5.922 na Comunidade Valenciana (395 mortos)

4.432 na Galícia (103 mortos)

2.497 em Navarra ( 130 mortos)

2.491 em Aragón (169 mortos)

1.960 em La Rioja (90 mortos)

1.679 em Extremadura (152 mortos)

Comentários

Últimas notícias