covid-19

Os brutais efeitos psicológicos do coronavírus: metade da população dos EUA teve a saúde mental afetada

Psicoterapeuta estadunidense diz que mundo está experimentando uma sensação de luto

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/04/2020 às 10:31 | Atualizado em 03/04/2020 às 10:33
ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
No Recife, o isolamento deixa as ruas vazias - FOTO: ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A pandemia de coronavírus mergulhou o mundo em território inexplorado e deixou as pessoas desamparadas diante de uma ameaça de duração desconhecida que pode infectar qualquer um.

Durante o surto que gera incerteza e está causando uma profunda crise econômica, social e de saúde, um exército de terapeutas ajuda as pessoas a lidar com as brutais consequências psicológicas da pandemia.

>> Com 1169 mortes por coronavírus em um dia, EUA registra recorde mundial

>> Alta demanda por conta do coronavírus faz cemitério abrir 90 covas por dia em São Paulo

Somente nos Estados Unidos, o vírus afetou a saúde mental de metade da população, de acordo com uma pesquisa da Kaiser Family Foundation divulgada na quinta-feira (2).

 

"As pessoas estão experimentando níveis muito altos de ansiedade", diz Sonya Lott, psicóloga da Filadélfia especializada em lidar com o luto, que é exatamente o que ela acredita que o mundo está experimentando.

"É o medo do desconhecido, pois nunca tivemos uma situação como essa antes", acrescenta, descrevendo uma sensação de profunda perda em muitos níveis, à medida que a pandemia continua sua marcha implacável em todo o mundo.

"A única coisa que experimentamos nos Estados Unidos que chegou perto dessa pandemia é 11 de setembro", disse Lott, referindo-se aos ataques terroristas de 2001 nos Estados Unidos. "E mesmo assim, podíamos correr para casa, ficar juntos e nos abraçar. Agora nem deveríamos estar abraçando em casa".

Holly Daniels, psicoterapeuta e diretora de assuntos clínicos da Associação de Terapeutas Matrimoniais e Familiares da Califórnia, que representa 32.000 profissionais de saúde mental, diz que viu um aumento significativo no número de pessoas que procuram ajuda desde o início do surto do vírus.

Também houve um aumento no número de chamadas para linhas diretas de suicídio, embora as estatísticas ainda não estejam disponíveis, acrescenta.

"Ficar em casa é mais seguro com o coronavírus, mas para muitos indivíduos, a casa não é um lugar seguro", diz Daniels. "As taxas de suicídio vão subir porque as pessoas estão sozinhas e isoladas, e estar em casa é realmente uma situação insegura para elas".

Segundo ela, os terapeutas, que agora precisam realizar suas sessões on-line, estão tomando muito cuidado para monitorar de perto seus clientes vulneráveis e estão usando as mídias sociais para compartilhar recursos e orientações disponíveis.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Veja a evolução da pandemia em Pernambuco

Acompanhe a situação global

Comentários

Últimas notícias