O presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou nesta segunda-feira que prorrogará por duas semanas o confinamento nacional decretado para retardar o contágio do novo coronavírus, que já infectou 1.579 pessoas e matou 46 no país.
>> Tigresa de zoológico em Nova York testa positivo para o coronavírus
"Adotamos a decisão de manter o Isolamento Preventivo Obrigatório até o dia 26 de abril...", escreveu Duque em sua conta no Twitter.
O confinamento da população de 48 milhões de habitantes foi declarado inicialmente entre 24 de março e 13 de abril contra a pandemia de COVID-19.
"Enquanto não houver uma vacina", o vírus "estará presente e o desafio do nosso país, como sociedade, será a capacidade de adaptação", disse Duque em outra mensagem, a partir da sede presidencial em Bogotá.
Os maiores de 70 anos permanecerão isolados até 30 de maio, acrescentou o presidente, acompanhado pela representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS), Ginna Tambini.
"Há muitos países que não adotaram medidas de imediato e agora estão pagando por isto (...). E há outros países que se precipitaram e agora não conseguem achatar a curva" de contágios, destacou o presidente.
O isolamento prevê que os colombianos saiam às ruas apenas para se abastecer, por questões de força maior ou se trabalham com saúde, em mercados, em entidades financeiras ou em serviços públicos, entre outros.
A Colômbia também fechou suas fronteiras, suspendeu as aulas presenciais e lançou um leque de medidas econômicas, totalizando 15 bilhões de dólares, para paliar a crise econômica derivada da pandemia.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários