Para lutar contra o coronavírus, o povoado italiano de Canonica d'Adda decidiu que homens e mulheres terão dias específicos para ir às compras e evitar assim um maior fluxo de pessoas, o que favorece os contágios. "Na terça, na quinta e no sábado pode-se ir à padaria", explica uma senhora a uma policial desse povoado, próximo a Bergamo, a cidade mais afetada pelo vírus na Itália. "Nos outros dias é o seu marido que pode ir", acrescenta.
- Brasileiros são os que mais se preocupam com doentes e vulneráveis durante pandemia do coronavírus, diz Ipsos
- Coronavírus: o recomeço para os primeiros países que começam a sair do isolamento
- Bernie Sanders desiste de concorrer à presidência dos Estados Unidos
- Maioria dos mortos por novo coronavírus em Nova York são latinos
- CEO do Twitter faz doação de US$ 1 bilhão para o combate do coronavírus
- Novos números encorajadores na Itália na luta contra o coronavírus
O local anunciou multas de até € 400 aos que não cumpram a norma. Segundo Gianmaria Cerea, prefeito de um povoado de 4.400 habitantes, a COVID-19 matou 20 pessoas no local em março, ainda que não seja a mais afetada nessa "zona vermelha" da pandemia.
A norma local especifica os dias que os homens e as mulheres podem fazer compras e tem como objetivo "proteger a saúde pública", segundo o prefeito, "ainda que gere críticas". A aposentada Cinzia Invernizzi, de 62 anos, não questiona a importância da medida, mas não entende "por que os homens têm mais um dia, quando 80% das compras de alimentos são feitas por mulheres e não por homens". Segundo Gianmaria Cerea, no domingo apenas a farmácia da cidade, que não está incluída na medida, e alguns supermercados estão abertos.
"Tivemos que decidir e escolhemos os homens" para que eles possam comprar naquele dia, explica o prefeito. Lombardia é o epicentro italiano da pandemia, com quase 9.500 mortes, mais da metade das mortes no país. Bérgamo e sua região foram particularmente afetados. Além disso, a Lombardia foi a primeira região italiana que obrigou as pessoas a usar uma máscara ou um cachecol ao sair de casa.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Comentários