Com informações do UOL
Os chineses deverão extinguir o consumo de carne de cachorro nos próximos dias. Acontece que, pela primeira vez na história, o governo da China deixou o sinal de que deve proibir a carne canina, em breve. O Ministério da Agricultura chinês emitiu, na última quarta-feira (08), um documento que lista os animais que são indicados ao consumo dos humanos e reforçou a indicação para que a carne canina seja retirada da relação.
>> Coronavírus: O que a pandemia tem a ensinar ao mundo?
>> Mundo tem mais de 93 mil mortos e mais de 1,5 milhão de infectados por coronavírus
Essa medida vem sendo tomada depois da pandemia desenfreada do coronavírus na China. Agora, a situação lá está controlada. A venda de animais silvestres está proibida desde janeiro. Além disso, mesmo com a reabertura do comércio em Wuhan, epicentro da covid-19, o abate e a venda de animais vivos continuam proibidos na cidade.
>> Coronavírus: o recomeço para os primeiros países que começam a sair do isolamento
O melhor amigo do homem
A medida foi recebida como um sinal importante, mesmo quando as estimativas mostram que, na China, entre 10 e 20 milhões de cachorros são abatidos todo ano. O governo chinês informou que os cães são animais domésticos e de companhia e não devem ser tratados como os animais que são destinados à pecuária.
Com o progresso da civilização humana e a preocupação pública e atenção pela proteção aos animais, cachorros passaram de animais domésticos tradicionais para animais de companhia. Os cães geralmente não são considerados comida no mundo todo, e a China também não deve administrá-los como faz com animais destinados à pecuáriaGoverno Chinês em documento
O abate e consumo de animais silvestres são apontados como hipóteses para o surto do novo coronavírus na China. Os cientistas acreditam, ainda, na possibilidade de que o vírus que causa a covid-19 possa ter se originado em morcegos.
>> Mutação em morcego fez coronavírus passar a humanos, aponta estudo
O comunicado do governo chinês que aponta a não recomendação para o consumo de cachorros vai ficar disponível para consulta pública até o dia 8 de maio. Caso seja aprovado, pode virar lei em todo o território chinês.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu e-mail sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada
Citação
Com o progresso da civilização humana e a preocupação pública e atenção pela proteção aos animais, cachorros passaram de animais domésticos tradicionais para animais de companhia. Os c&
Governo Chinês em documento
Comentários