IMPOSTO

Argentina quer cobrar imposto sobre grandes fortunas para combater o coronavírus

Blocos oficiais do Congresso estão elaborando um projeto de lei para estabelecer um imposto único a grande fortunas para o financiamento da campanha contra o coronavírus

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/04/2020 às 17:34 | Atualizado em 13/04/2020 às 17:57
JUAN MABROMATA/AFP
Coronavírus Argentina - FOTO: JUAN MABROMATA/AFP

Os blocos oficiais do Congresso da Argentina estão elaborando um projeto de lei que estabelece um imposto único a grandes fortunas para financiar a campanha social e de saúde contra a pandemia do novo coronavírus (covid-19), informaram os legisladores nesta segunda-feira (13).

O tributo se aplicaria "a cerca de 200 pessoas e 200 empresas que obtiveram maiores rendas", afirmou o deputado da Frente de Todos do governo (peronistas e aliados) Hugo Yasky, em declaração à Radio Con Vos.

Até o domingo, a Argentina registrou 2.208 casos e 95 mortes por covid-19.

"Esperamos arrecadar 2,5 bilhões de dólares", disse Yaski. Argentina já sofria uma recessão aguda e agora uma semiparalisia da economia com forte queda das receitas fiscais.

A Argentina tem uma dívida pública de mais de US$ 311 bilhões (90% de seu Produto Interno Bruto) e tem declarado o adiamento dos pagamentos. O Fundo Monetário Internacional admitiu que esse endividamento é insustentável.

Comentários

Últimas notícias