Nesta sexta-feira (17), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o governador de Nova Iorque, Andrew M. Cuomo, trocaram farpas no Twitter. A discussão girou em torno dos papéis federais e estaduais na luta contra o coronavírus.
>> No Twitter, Trump acusa OMS de ter ignorado alertas de Taiwan sobre transmissão do coronavírus
>> Trump apresenta plano para retomar atividade econômica nos Estados Unidos
Em sua rede, Cuomo publicou que Nova Iorque não poderia reabrir completamente sua economia sem testes mais generalizados, o que exigiria suprimentos e capacidade operacional que o sistema de saúde não tinha ultimamente. "É preciso que o governo federal aja", completou.
Large-scale testing is a massive undertaking.
— Andrew Cuomo (@NYGovCuomo) April 17, 2020
We need the private sector to work with government to meet this enormous challenge.
And we need the federal government to act.
Para retrucar, Trump postou que Cumo deveria 'dedicar mais tempo a fazer e menos tempo a reclamar'. "Vá lá e faça o trabalho. Pare de falar! Construímos milhares de leitos hospitalares que você não precisava ou não utilizava, fornecemos um grande número de ventiladores que você deveria ter e o ajudamos a testar o que deveria estar fazendo", rebateu.
Governor Cuomo should spend more time “doing” and less time “complaining”. Get out there and get the job done. Stop talking! We built you thousands of hospital beds that you didn’t need or use, gave large numbers of Ventilators that you should have had, and helped you with....
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 17, 2020
Ainda em seu Twitter, Donald Trump criticou o pedido feito pelo governador. "Cuomo queria ridiculamente "40 mil ventiladores". Demos a ele uma pequena fração desse número, e foi suficiente. Estado deveria tê-los em estoque!", postou.
Cuomo ridiculously wanted “40 thousand Ventilators”. We gave him a small fraction of that number, and it was plenty. State should have had them in stockpile!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) April 17, 2020
Casos em Nova Iorque
Segundo o New York Times, nessa quinta-feira (16), o estado registrou 606 novas mortes, o número mais baixo em 10 dias. Já são 222.284 casos confirmados da doença e mais de 14 mil mortes.
Assine a nova newsletter do JC e fique bem informado sobre o coronavírus
Todos os dias, de domingo a domingo, sempre às 20h, o Jornal do Commercio divulga uma nova newsletter diretamente para o seu email sobre os assuntos mais atualizados do coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo. E como faço para receber? É simples. Os interessados podem assinar esta e outras newsletters através do link jc.com.br/newsletter ou no box localizado no final das matérias.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada
Comentários