balanço

Coronavírus deixa mais de 200.000 mortos no mundo

OMS alerta sobre 'passaportes de imunidade' que podem favorecer a propagação da pandemia

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/04/2020 às 18:31 | Atualizado em 25/04/2020 às 18:31
FREEPIK/BANCO DE IMAGENS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o relaxamento deve ser feito de maneira lenta e gradual, e não de uma hora para outra - FOTO: FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

O mundo ultrapassou neste sábado (25) a cifra de 200.000 mortes pelo novo coronavírus, enquanto a OMS alertou sobre a entrega de "passaportes de imunidade" que podem favorecer a propagação da pandemia, uma ideia proposta por vários países para acompanhar a suspensão de medidas de confinamento. Segundo o último balanço da AFP, baseado em cifras oficiais, foram contabilizados mais de 2,8 milhões de casos de contágio em 193 países ou territórios e a COVID-19 matou 200.736 pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) jogou por terra as esperanças dos que apostavam em uma eventual imunidade dos curados da COVID-19, em um momento em que alguns países se preparam para fazer testes sorológicos em vista do abrandamento das medidas de confinamento.

"Não há nenhuma prova neste momento de que as pessoas que se curaram da covid-19 e que têm os anticorpos estejam imunizadas a uma segunda infecção", disse a OMS em um comunicado. O mundo muçulmano, ao contrário, começou o mês do jejum do Ramadã sem orações coletivas, nem alimentos compartilhados. A maioria dos países muçulmanos do Oriente Médio, do Norte da África e da Ásia fechou as mesquitas e proibiu as reuniões familiares.

No Irã, onde a doença matou 5.650 pessoas, segundo cifras oficiais, o mês de jejum muçulmano do Ramadã começou em meio a temores de um recrudescimento da epidemia, duas semanas depois da reabertura parcial dos estabelecimentos comerciais. O coordenador da luta contra a doença em Teerã, Alireza Zali, criticou "reaberturas feitas apressadamente", e Mohammad Mehdi Gouya, diretor do departamento de doenças infecciosas do Ministério da Saúde, afirmou haver "indícios de um novo recrudescimento" dos casos em algumas províncias. No Paquistão (12.000 casos), a população foi às ruas em massa, ignorando as advertências oficiais.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias