MÉXICO

Aguardente adulterada mata 21 pessoas no México

Outras 13 pessoas seguem em estado grave

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 29/04/2020 às 23:29 | Atualizado em 29/04/2020 às 23:36
PIXABAY
Até o momento são 56 pessoas afetadas - FOTO: PIXABAY

A ingestão de uma aguardente adulterada matou 21 pessoas e deixou outras 13 em estado grave, desde o último sábado (25), dois municípios do estado de Jalisco, no Oeste do México, informaram as autoridades regionais nesta quarta-feira (29).

"Até o momento são 56 pessoas afetadas, das quais lamentavelmente 21 perderam a vida e 29 seguem doentes", disse Hugo Esparza, coordenador da Unidade de Inteligência Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Jalisco.

Os 13 intoxicados foram levados de helicóptero para hospitais de Guadalajara, capital de Jalisco, acrescentou o funcionário.

Surgem os sintomas...

Os casos começaram a surgir no sábado (25), quando moradores dos municípios de Tamazula de Gordiano e Mazamitla procuraram os centros de saúde com "sintomas como visão embaçada ou perda de visão, dor abdominal intensa, dificuldade de respirar e convulsões", segundo a secretaria de Saúde de Jalisco.

Os afetados haviam consumido uma aguardente a base de cana de açúcar produzida no vizinho estado de Michoacán e distribuída em Tamazula de Gordiano.

As autoridades investigaram o produto e concluíram que contém "alta concentração de metanol (...), utilizado como combustível e de uso industrial".

Comentários

Últimas notícias