ciência

Polo Norte Magnético da Terra está migrando do Canadá para a Rússia; saiba por quê

A mudança tem sido tão rápido desde 1990 que tem forçado a revisão constante dos sistemas de navegação por GPS

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 11/05/2020 às 13:19 | Atualizado em 11/05/2020 às 13:23
PIXABAY
É para o Norte Magnético que as bússolas apontam - FOTO: PIXABAY

A descoberta de um grupo de pesquisadores, liderado por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido, parece explicar o motivo de o Polo Norte magnético da Terra estar se deslocando do Canadá em direção à Rússia.

A mudança tem sido tão rápido desde 1990 que tem forçado a revisão constante dos sistemas de navegação por GPS. Os resultados da pesquisa apontam que duas massas magnéticas "competem" no núcleo externo do planeta, como um cabo de guerra.

» Maior buraco já registrado na camada de ozônio do Ártico se fecha

» 'Bolsonaro é maior ameaça no Brasil', alerta revista Lancet

À reportagem do portal de notícias BBC, o cientista Phil Livermore explicou o fluxo de material derretido no interior da Terra têm mudado, com o enfraquecimento da força das áreas de fluxo negativo.

Com isso, a parte abaixo do Canadá perdeu força e a região abaixo da Sibéria, na Rússia, aumentou ligeiramente de intensidade.

Entenda

O Polo Norte Geográfico é diferente do Polo Norte Magnético. O primeiro, localizado no Ártico, é o lugar de intersecção do eixo de rotação com a superfície planeta. Já o segundo é o ponto onde o campo magnético é perpendicular ao solo. É para o Norte Magnético que as bússolas apontam; e não ao Geográfico.

Quando foi identificado, em 1830, estava abaixo de Nunavut, região canadense, e não se movia muito rápido. A aceleração foi constatada em 1990, e, em 2017, ele cruzou finalmente a Linha Internacional de Data.

Comentários

Últimas notícias