PANDEMIA

Chile prolonga a quarentena em Santiago para conter a pandemia de coronavírus

O Chile registra 113.628 infectados e 1.275 mortos por coronavírus

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 03/06/2020 às 16:48 | Atualizado em 03/06/2020 às 16:48
MARTIN BERNETTI / AFP
A capital Santiago cumprirá na sexta-feira (5) sua terceira semana sob confinamento - FOTO: MARTIN BERNETTI / AFP

As autoridades de saúde do Chile prorrogaram pela quarta semana a quarentena em vigor em Santiago, onde vivem sete dos 18 milhões de habitantes do país, para enfrentar o aumento de casos e mortes por coronavírus.

>> Com brasileira na equipe, Oxford inicia terceira fase de vacina contra o coronavírus

>> OMS diz que vai continuar com pesquisas sobre hidroxicloroquina para tratamento de coronavírus

>> Em meio à pandemia, Índia se prepara para chegada de mais um ciclone devastador

Quando exatamente três meses se passaram desde o primeiro caso relatado no país, o Chile registra 113.628 infectados e 1.275 mortos, após somar 87 mortos e 4.942 casos de coronavírus nas últimas 24 horas.

O número de mortos marcou um novo recorde diário e corresponde à aplicação de novos critérios.

>> Doentes com coronavírus que desrespeitarem quarentena terão casas marcadas na Bolívia

A capital cumprirá na sexta-feira sua terceira semana sob um confinamento que, segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, reduziu a mobilidade em apenas 30%, devido ao grande número de permissões concedidas àqueles precisam sair para realizar atividades declaradas isentas de quarentena pelas autoridades.

Em Santiago, 97% dos leitos das unidades de terapia intensiva (UTI) estão ocupados, enquanto que no restante do país a ocupação atinge 88%.

 

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada

 

Comentários

Últimas notícias