2020

Cometa se aproxima da Terra e poderá ser visto a olho nu durante o mês de julho

Segundo a Nasa, não há risco de colisão com a Terra

Douglas Hacknen
Cadastrado por
Douglas Hacknen
Publicado em 07/07/2020 às 21:04 | Atualizado em 08/07/2020 às 10:59
Maroun Habib (Moophz)/Nasa
Cometa Neowise é fotografado no céu do Líbano em julho de 2020 - FOTO: Maroun Habib (Moophz)/Nasa

Detectado em março pela agência espacial norte-americana (Nasa), o cometa Neowise está se aproximando da Terra. O Neowise será um dos poucos cometas que poderão ser vistos a olho nu no século XXI. O "iceberg interplanetário", como foi descrito pela Nasa, tem uma trajetória que vai o deixa mais perto da Terra e, por isso, poderá ser visto durante quase todos os dias de julho. Ele deve se chegar ao ponto mais próximo da Terra em 23 de julho.

>> EUA inicia sua retirada formal da Organização Mundial de Saúde

Antes de chegar à Terra, o cometa passou por outros planetas. Na semana passada, o Neowise esteve bem perto do Sol e viajou pela órbita de Mercúrio. O cometa foi fotografado, no começo desta semana, enquanto passava pelo céu do Líbano. Na segunda-feira (6) o C/2020 F3 foi avistado no céu da Hungria. 

Os cometas são feitos de gás, gelo e poeira e se formam no disco rotativo de matéria (disco protoplanetário) que orbita em torno de uma estrela, e onde costuma surgir planetas, asteroides e outros corpos celestes.

>> Estudo aponta efeito promissor contra o novo coronavírus de remédio contra Aids

A fotografia (acima) foi escolhida, nesta terça-feira (7), pela Nasa como a Foto Astronômica do Dia. O C/2020 F3 já resistiu ao aquecimento do Sol e está passando pela Terra, antes de iniciar sua jornada para fora do Sistema Solar.

Comentários

Últimas notícias