Golpe

Contas de Bill Gates, Elon Musk e outros empresários no Twitter são hackeadas para roubar bitcoins

O fundador da Microsoft e o CEO da SpaceX tiveram suas contas invadidas para a aplicação de um golpe

Douglas Hacknen
Douglas Hacknen
Publicado em 15/07/2020 às 20:35
Notícia
Foto: Pixabay
De acordo com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (Dapp), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que produziu o mapeamento, a parcela populacional que mais manifestou apreensão diante das ocorrências foram pessoas LGBTI+, negros e mulheres - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

O CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk; e o Magnata fundador da Microsoft, Bill Gates; além de uma dezena de empresários americanos tiveram seus perfis do Twitter hackeados, no final da tarde desta quarta-feira (15). O intuito teria sido a aplicação de um golpe envolvendo bitcoins (moeda virtual). As contas da Uber, Apple, Kanye West, Jeff Bezos e do ex-presidente norte-americano, Barack Obama, também foram alvos de ataques.

>> Nasa e SpaceX enviam missão tripulada ao espaço nesta quarta-feira (27)

>> Microsoft fechará quase todas as lojas ao redor do mundo

"Existem apenas duas opções: alguém invadiu o Twitter (improvável) ou invadiu um serviço de agendamento de Tweet (mais provável). De qualquer maneira, este é um ataque bem coordenado", disse Larry Cermak, diretor de pesquisa do The Block. O Twitter ainda não se manifestou oficialmente sobre o ataque. Algumas das contas invadidas relataram possuir o segundo fator de autenticação. 

O golpe

O mesmo endereço de carteira digital foi utilizado nas duas contas para realizar o golpe com criptomoeda. Mesmo os tweets tendo sido rapidamente apagados da plataforma, o golpe fez com que algumas pessoas enviassem dinheiro para as carteiras citadas.

A mensagem dizia que os executivos dobrariam o valor dos pagamentos enviados para a carteira digital durante os próximos 30 minutos. Segundo o site Portal do Bitcoin, parceiro do UOL, os hackers usaram as contas dos empresários para arrecadar bitcoin dos seguidores das celebridades e conseguiram roubar o equivalente a R$ 600 mil.

Comentários

Últimas notícias