A automação parece estar cada vez mais próxima. Depois dos carros automatizados, chegou a vez dos aviões entrarem no embalo. A empresa aeroespacial e bélica europeia, Airbus, deu um importante passo para a evolução da aviação no mundo: conseguiu ser bem-sucedida em testes que colocaram uma aeronave para taxiar, decolar e aterrissar sozinha, sem qualquer interferência humana. A fase de testes do primeiro avião autônomo já foi finalizada.
O avião testado foi o modelo A350-1000 XWB, que possui espaço para passageiros e pode realizar voos comerciais. A escolha da Airbus foi motivada pela capacidade tecnológica do modelo. Mais de 500 tentativas foram realizadas com a aeronave. A primeira decolagem autônoma bem-sucedida ocorreu em dezembro de 2019, no aeroporto de Toulouse-Blagnac, na França.
A empresa relatou que o único trabalho do piloto, no teste de 2019, foi alinhar o avião com a pista, encostar-se na poltrona e aguardar a decolagem; desta vez, a presença de um ser humano não foi necessária. A partir desse momento, os sistemas de voo tomaram conta, calculando a aceleração e determinando o momento da decolagem dependendo da pista. Até mesmo correções que foram necessárias após a decolagem por causa da interferência do vento são feitas pelo sistema.
Os aviões comerciais já são equipados com um sistema de piloto automático, que é usado somente durante o voo. A diferença dessa aeronave é que a decolagem, aterrissagem e táxi também poderão ser feitos sem a necessidade de interferência de um piloto. O sistema poderá estacionar o avião no portão certo, mas a Airbus acredita que isso seja mais complexo, já que a navegação varia de aeroporto para aeroporto.
*Com informações de Época e UOL
Comentários