SCI

Foguete da Nasa com robô explorador enviado a Marte tem problemas técnicos

Os problemas não preocupam a Nasa, que garante ter tudo sob controle

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 30/07/2020 às 18:00
GREGG NEWTON/AFP
.Base da Nasa - FOTO: GREGG NEWTON/AFP

A nave Mars 2020, que transporta um novo veículo da Nasa enviado para explorar Marte, sofreu problemas técnicos e opera agora apenas seus sistemas essenciais, informou a agência espacial dos Estados Unidos nesta quinta-feira.

"Os dados indicam que a espaçonave entrou em um estado conhecido como modo de segurança, provavelmente porque parte da espaçonave estava um pouco mais fria do que o esperado enquanto (...) se encontrava na sombra da Terra", informou a Nasa, acrescentando que a missão avalia o estado do artefato.

Quando uma nave entra no modo de segurança, ela desliga todos os sistemas, exceto os essenciais, até receber novos comandos do controle da missão.

Matt Wallace, vice-gerente de projetos da missão, disse que o fato de a sonda ter entrado no modo de segurança não é muito preocupante.

"Está perfeitamente bem, a espaçonave está feliz lá", disse.

A sonda deixou a sombra da Terra e as temperaturas agora estão normais.

"No momento, a missão Mars 2020 está concluindo uma avaliação da saúde completa da sonda e trabalha para devolvê-la a uma configuração nominal para sua jornada a Marte", acrescentou a Nasa.

A sonda também sofreu um atraso no estabelecimento de seu vínculo de comunicação com o Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, Califórnia (oeste dos EUA), seu controle de missão.

O Mars 2020 enviou seu primeiro sinal para os controladores de solo às 09H15 (1015 em Brasília), mas foi apenas às 11H30 (12H30 em Brasília) que estabeleceu a telemetria - dados mais detalhados sobre a espaçonave.

"A equipe está trabalhando com essa telemetria. Vão verificar o restante da assistência médica da espaçonave. Até agora, tudo o que vi está bom, então saberemos mais em um momento", disse Wallace.

 

 

 

ia/jm/piz/mls/cc

Últimas notícias