17 ANOS

Jovem dirigiu ataque hacker

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/08/2020 às 6:00
Leitura:

MIAMI (EUA) — Um americano de 17 anos foi denunciado ontem por 30 acusações de prática de hackeamento da rede social Twitter, que resultou na aquisição fraudulenta de US$ 100 mil em Bitcoins, informou a procuradoria da Flórida.

O rapaz, que a AFP prefere não identificar, foi preso na manhã de ontem em Tampa, na costa oeste da Flórida, onde reside. Ele dirigiu o ataque cibernético perpetrado em 15 de julho nos perfis no Twitter de personalidades proeminentes.

Dois outros jovens foram indiciados por esse esquema pela procuradoria federal da Califórnia: Mason Sheppard, 19 anos, e morador do Reino Unido; e Nima Fazeli, 22, de Orlando, também na Flórida.

No ataque de 15 de julho, hackers apreenderam as contas de personalidades como o magnata Bill Gates e o ex-presidente Barack Obama, escreveram mensagens em seu nome e convenceram as pessoas a enviá-las criptomoedas.

"Existe uma falsa percepção na comunidade de 'hackers' criminosos de que ataques como o Twitter podem ser realizados de forma anônima e sem consequências", escreveu o advogado dos EUA David Anderson, na Califórnia.

PHISHING

Os hackers que acessaram dezenas de contas de alto perfil no Twitter conseguiram entrar no sistema através de um ataque no qual levaram alguns funcionários a entregar suas credenciais, informou a empresa.

O Twitter disse que o incidente de 15 de julho decorreu de um ataque de "phishing por telefone" que confundiu os funcionários sobre a origem das mensagens.

Exemplos de "phishing" são e-mails ou telefonemas que as pessoas recebem onde são solicitadas informações pessoais para uso fraudulento subsequente.

Comentários

Últimas notícias