BIELORRÚSSIA

Segunda morte em protestos

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/08/2020 às 6:00
DIMITAR DILKOFF/AFP
RUAS Polícia reprime protestos, que chegaram ao quarto dia seguido - FOTO: DIMITAR DILKOFF/AFP
Leitura:

As autoridades bielorrussas confirmaram nesta quarta-feira (12) a morte de um manifestante detido durante à brutal repressão dos protestos contra os resultados da eleição presidencial de domingo.

O Comitê de Investigação informou que o jovem, de 25 anos, morreu no hospital, sem dar uma data exata, após ter sido preso no domingo em uma "manifestação não autorizada" e depois de seu estado de saúde "se deteriorar de repente" durante a prisão.

A causa da morte é incerta, mas uma rádio local informou que a mãe do jovem disse que o filho tinha problemas no coração e que havia ficado detido por horas em uma delegacia.

A polícia havia informado da morte de outro manifestante após a explosão na própria mão da vítima de um artefato que ele pretendia lançar contra as forças de segurança na segunda-feira.

A repressão brutal tem sido a tônica contra as manifestações registradas em todo o país desde que no domingo foi oficializada a vitória - com mais de 80% dos votos - do atual presidente, o autocrata Alexandre Lukashenko, no poder há 26 anos.

As autoridades interditaram nesta quarta-feira o centro da capital Minsk e proibiram a circulação de pedestres e automóveis para evitar novas manifestações, de acordo com jornalistas da AFP.

Mais cedo, dezenas de mulheres formaram correntes humanas em dois lugares da capital para denunciar a dura repressão policial contra os protestos que contestavam a reeleição de Lukashenko.

A calma reinava na cidade em comparação com as três noites anteriores, quando cerca de 1.000 pessoas foram presas na noite de terça-feira, de acordo com a polícia, e entre 2.000 e 3.000 nas duas noites anteriores. De acordo com o Ministério da Saúde, houve 51 feridos.

Em entrevista à rádio, a escritora Svetlana Alexievich, única bielorrussa vencedora do prêmio Nobel, acusou o presidente Lukashenko de arrastar o país a um "abismo" e o urgiu a abandonar o poder.

Desde domingo, para dispersar os manifestantes, a polícia usou granadas sonoras e balas de borracha, o que fez cerca de 250 pessoas darem entrada nos hospitais. O acesso à internet tem sido controlado pelo governo.

Enquanto a União Europeia (UE) examina possíveis sanções contra Minsk, os ministros das Relações Exteriores do bloco se reunirão na sexta-feira, por videoconferência, para discutir, entre outros temas, o cenário em Belarus.

 

Comentários

Últimas notícias