O Departamento de Justiça dos Estados Unidos informou, nesta sexta-feira (14), que confiscou a carga de quatro navios iranianos enviados pela Guarda Revolucionária Islâmica para a Venezuela, apreendendo 1,1 milhão de barris de petróleo.
"O governo anunciou hoje que executou com sucesso a ordem de apreensão e confiscou a carga dos quatro navios somando aproximadamente 1,1 milhão de barris de petróleo", disse o Departamento de Justiça em comunicado.
Estados Unidos recorreu à justiça em 2 de julho para confiscar a carga, como parte da estratégia de Donald Trump contra o governo de Nicolás Maduro na Venezuela, o qual Washington não reconhece.
Os navios afetados foram identificados como Bella, Bering, Pandi e Luna.
A Venezuela é altamente dependente de sua renda de petróleo, mas sua produção caiu para cerca de um quarto de sua capacidade de 2008 e sua economia foi devastada por seis anos de recessão.
Segundo dados da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a produção da Venezuela em julho ficou abaixo dos 400.000 barris diários, um nível equivalente ao de 1934.
Em meio ao colapso da indústria e das sanções dos Estados Unidos, a Venezuela, que costumava refinar petróleo suficiente para suas próprias necessidades, precisou recorrer a aliados como o Irã para aliviar uma desesperada escassez de combustível.
an/yow/aa