OBJETOS VOADORES

EUA montará força-tarefa para investigar OVNIs que foram observados por aeronaves militares

A força-tarefa deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/08/2020 às 16:48 | Atualizado em 14/08/2020 às 16:48
To The Stars Academy of Arts & Sciences
Em vídeos divulgados pela primeira vez entre dezembro de 2017 e março de 2018, mostram objetos voadores não identificados, captados por câmeras infravermelhas, se movendo rapidamente - FOTO: To The Stars Academy of Arts & Sciences

com informações da CNN

Os Estados Unidos estão formando uma força-tarefa, que deve ser anunciada oficialmente nos próximos dias, para investigar objetos voadores não identificados (OVNIs) avistados por aeronaves militares. As investigações serão supervisionadas com a ajuda do vice-secretário de Defesa, David Norquist.

Em junho, o Comitê de Inteligência do Senado votou para que o Pentágono e os serviços de inteligência fornecesse uma análise pública dos encontros das aeronaves norte-americanas com os objetos não identificados. "Temos algo sobrevoando nossas bases militares e locais onde estamos realizando exercícios militares, e não sabemos o que é e não é nosso. Portanto, essa é uma pergunta legítima que devemos nos fazer", comentou o senador e presidente do comitê, Marco Rubio.

Para o senador, "se for algo de fora deste planeta, isso pode ser até melhor do que algum tipo de salto tecnológico por parte dos chineses ou russos ou de algum outro adversário".

OVNI visto em março de 2014

Um relatório obtido pela CNN detalhou encontros entre aeronaves da Marinha norte-americana e "fenômenos aéreos não identificados" no Centro de Segurança da Marinha no dia 26 de março de 2014. O relatório descreve que "a aeronave desconhecida parecia ser pequena em tamanho, aproximadamente do tamanho de uma mala e na cor prata".

Vídeos divulgados pela primeira vez entre dezembro de 2017 e março de 2018 pela To The Stars Academy of Arts & Sciences, mostram objetos voadores não identificados, captados por câmeras infravermelhas, se movendo rapidamente. Em um dos vídeos, uma voz comenta que poderia ser um drone.

Vídeos divulgados pelo Pentágono em abril 

O Pentágono divulgou, oficialmente, no dia 28 de abril três vídeos filmados por pilotos da Marinha americana que mostram objetos voadores não identificados (OVNIs). Um desses vídeos com imagem em preto e branco é de novembro de 2004, e os outros dois, de janeiro de 2015. Eles circulam na Internet há algum tempo, principalmente depois de terem sido publicados pelo jornal "The New York Times".

Em um comunicado divulgado no dia 27 de abril, o Departamento americano da Defesa dos EUA explicou que decidiu divulgá-los "para dissipar qualquer ideia falsa do público sobre a veracidade, ou não, das imagens transmitidas, ou sobre saber se havia mais, ou não".

"O fenômeno aéreo observado nos vídeos ainda é classificado como 'não identificado'", acrescentou o Pentágono.

Em uma dessas gravações, observa-se um objeto de forma elíptica que se move rapidamente. Alguns segundos depois de ser detectado por um dos sensores da Marinha, desaparece pela esquerda, após uma aceleração repentina.

Em outro vídeo, um objeto é visto acima das nuvens. Ouve-se no áudio da cabine o piloto ser questionado sobre se o aparelho um drone.

"Tem um enxame (...) Meu Deus, estão todos contra o vento! Um vento oeste de 120 nós!", diz seu parceiro de voo.

"Olhe para isso!", afirma o interlocutor, no momento em que o objeto começa a girar.

O piloto aposentado da Marinha David Fravor, que viu um desses OVNIs em 2004, disse à rede de notícias americana CNN em 2017 que o objeto se deslocava de forma irregular.

"Quando me aproximei dele, ele acelerou rapidamente para o sul e desapareceu em menos de dois segundos", relatou, acrescentando que era "como uma bola de pingue-pongue quicando em uma parede".

Harry Reid, ex-senador de Nevada, estado onde estão localizadas as instalações secretas da Área 51 da Força Aérea, comemorou em um tuíte que o Pentágono tenha divulgado essas imagens.

Lamentou, porém, que os vídeos "apenas toquem a superfície das investigações e da documentação disponível".

"Os Estados Unidos devem examinar isso séria e cientificamente, assim como todas as implicações potenciais para a segurança nacional. O povo americano merece ser informado", escreveu ele.

Em dezembro de 2017, o Departamento da Defesa reconheceu ter financiado até 2012 um programa secreto de vários milhões de dólares para investigar o aparecimento de OVNIs.

Os três vídeos - "FLIR", "GOFAST" e "GIMBAL" - podem ser baixados do site "Naval Air Systems Command".

Comentários

Últimas notícias