Pandemia

França impõe uso obrigatório de máscara nas empresas

Até agora, o uso de máscaras era recomendado em empresas apenas quando não era possível respeitar a distância de segurança de um metro entre pessoas

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 18/08/2020 às 12:32
PIXABAY
Máscara de proteção - FOTO: PIXABAY

O uso de máscaras será "sistemático" até o final de agosto em "todos os espaços fechados e compartilhados" das empresas na França, disse a ministra do Trabalho, Elisabeth Borne, à AFP nesta terça-feira (18).

"É necessário tornar sistemático, como recomenda o Conselho Superior de Saúde Pública, o uso da máscara em todos os espaços de trabalho que sejam fechados e compartilhados", como as salas de reunião, corredores, vestuários, espaços abertos de trabalho, declarou a ministra após uma reunião virtual com empresários e sindicatos.

Esta medida foi tomada levando em consideração o risco de propagação da COVID-19 por aerossóis (pequenas gotas suspensas no ar).

Este "material individual de segurança", cirúrgico ou de tecido, deve ser custeado pela empresa.

Até agora, o uso de máscaras era recomendado em empresas apenas quando não era possível respeitar a distância de segurança de um metro entre pessoas.

Outras medidas também devem ser definidas para o alojamento de trabalhadores sazonais e de matadouros, que tornaram-se focos de contágio, disse à AFP Yvan Ricordeau, do sindicato CFDT, presente na reunião.

Esta medida será registrada nos próximos dias em um "protocolo nacional para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores no período da COVID-19", para ser aplicado até o final de agosto, acrescentou a ministra.

Dependendo da evolução da situação de saúde e dos tipos de instalações das empresas, poderão ocorrer revogações, após consultar a opinião das autoridades de saúde.

Quanto ao trabalho remoto, "continuaremos com as regras atuais: trabalho remoto recomendado nas áreas onde o vírus circula ativamente", destacou Borne, que incentivou o início e aceleração de uma negociação sobre o assunto.


 

 

Últimas notícias