POL

Hong Kong remove conteúdo 'sensível' dos livros escolares

A intenção da remoção é fazer com que os protestos por uma democracia maior sejam evitados

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/08/2020 às 13:46
LUISI MARQUES/JC IMAGEM
A previsão anterior era que a China alcançasse essa posição no ranking em 2033, segundo estudo do britânico Centro de Pesquisa em Economia e Negócios - FOTO: LUISI MARQUES/JC IMAGEM

As editoras de Hong Kong foram instadas a remover o conteúdo "sensível" dos livros, informou a imprensa nesta quinta-feira (20), em um contexto de aumento do controle da liberdade de ensino, após a aprovação de uma lei draconiana de segurança nacional.

A menção de "desobediência civil", fotos de certos slogans do movimento de protesto e nomes de determinados partidos políticos foram retirados das obras utilizadas nos cursos de cultura geral do ensino médio.

A censura é uma forma de acabar com todas as dissidências no território, abalado no ano passado por vários meses de protestos, às vezes violentos, a favor de uma democracia maior.

A educação é um dos setores que suscita maior indignação na China. A classe política de Hong Kong, leal a Pequim, considera que algumas escolas oferecem apoio aos manifestantes pró-democracia.

O curso de cultura geral, chamado "Estudos Liberais", que propõe desenvolver o pensamento crítico, tornou-se um empecilho para a China, já que os políticos pró-Pequim em Hong Kong clamam por uma educação mais "patriótica".

O sindicato de professores profissionais de Hong Kong (HKPTU) acusou a Secretaria de Educação, que exigiu essas mudanças, de censura política.

"Isso adoça e até distorce a realidade da sociedade", disse o HKPTU, solicitando às autoridades que garantam a liberdade de educação no território.

O acordo de retrocessão da ex-colônia britânica à China previa a garantia de certas liberdades em Hong Kong até 2047, principalmente as de expressão e de imprensa, desconhecidas na China continental.

A Lei de Segurança Nacional, que entrou em vigor no final de junho, tornou certas declarações políticas ilegais da noite para o dia. Os infratores enfrentam longas penas de prisão.

yz/am/hg/rma/juf/ial/age/mb/aa

 

 

 

 

 

 

Últimas notícias